Horário
PISO -1, Gabinete 1.89
9020-105 FUNCHAL
Horário
A Universidade da Madeira criou, em 2003, um Centro de Investigação em Educação - CIE-UMa (Regulamento nº 41/2003. In Diário da República - II Série, nº 194, de 23 de agosto de 2003), especialmente vocacionado para a investigação científica no domínio da Educação e para a prestação de serviços à comunidade, sendo estas funções realizadas através do desenvolvimento de projetos de investigação. O CIE-UMa desenvolve a sua investigação a partir de três linhas essenciais de pesquisa: Administração Educacional, Currículo e Inovação Pedagógica. Esta é a Missão que, durante 16 anos, nos implica enquanto investigadores a refletir e a agir criticamente no domínio das ciências sociais e em particular no campo epistemológico das ciências da educação.
No que respeita a estudos de currículo, pretendemos promover a investigação sobre o papel da política educativa na conceção do currículo; sobre as pressões e os interesses ocultos subjacentes à construção do currículo; sobre as relações entre conhecimento e ideologia, cultura e poder; sobre a construção de identidades; e sobre modelos pessoais de intervenção pedagógica.
No que diz respeito à inovação pedagógica, pretendemos apoiar estudos visando compreender as razões pelas quais as escolas ou os sistemas de ensino se tornam inadequados para atenderem às necessidades de desenvolvimento cultural, económico e social; estudos sobre as novas configurações pedagógicas visando a conciliação entre a escola ou sistemas de ensino e as necessidades de desenvolvimento cultural, económico e social; estudos sobre invariantes culturais que obstam ou dificultam a inovação; estudos sobre as fixações em paradigmas ancorados no passado; estudos sobre mudanças paradigmáticas locais; e estudos prospetivos sobre educação.
Com relação à administração educacional, pretendemos fomentar a pesquisa em estudos sobre os princípios e práticas de gestão das escolas; estudos sobre estilos de liderança e suas influências na eficácia das escolas; estudos direcionados para a compreensão e análise da cultura organizacional das escolas; estudos voltados para a análise do desenvolvimento e realização de projetos educativos da escola; estudos sobre a influência do género no desempenho de funções na gestão escolar; e estudos sobre a
intervenção/relacionamento da comunidade e dos pais na gestão das escolas e o papel das autarquias na educação.
PISO -1, Gabinete 1.89
9020-105 FUNCHAL
- 2015 -2019
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2010 -2014
Mendonça, A. (Org.). (2013). O Futuro da Escola Pública. Funchal: CIE-UMa. (ISBN: 978-989-97490-4-7)
Bento, A. (Org.). (2012). A Escola em Tempo de Crise. Funchal: CIE-UMa. (ISBN 978-989-97490-2-3).
Fino, C. N. & Sousa, J. M. (Orgs.). (2011). Pesquisar para mudar (a educação). Funchal: CIE-UMa
Fino, C. N. (Org.). (2011). Etnografia da Educação. Funchal: CIE-UMa
- 2005 -2009
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RESEARCH PROJECTS
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SCIENTIFIC PUBLICATIONS
- 2015 -2019
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2010 -2014
Mendonça, A. (Org.). (2013). O Futuro da Escola Pública. Funchal: CIE-UMa. (ISBN: 978-989-97490-4-7)
Bento, A. (Org.). (2012). A Escola em Tempo de Crise. Funchal: CIE-UMa. (ISBN 978-989-97490-2-3).
Fino, C. N. & Sousa, J. M. (Orgs.). (2011). Pesquisar para mudar (a educação). Funchal: CIE-UMa
Fino, C. N. (Org.). (2011). Etnografia da Educação. Funchal: CIE-UMa
- 2005 -2009
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