Doctorate in Curriculum and Pedagogical Innovation

Este Doutoramento visa dotar os profissionais de educação de competências de investigação e intervenção em contexto profissional de forma fundamentada na investigação e, desse modo, apetrechar o sistema educativo nacional e regional de especialistas em educação, promovendo o desenvolvimento sociocultural de forma sustentada.
Esta formação avançada centra-se na compreensão sistemática do currículo e da inovação pedagógica, no desenvolvimento de competências, aptidões e métodos de investigação associados ao campo da educação, e no desenvolvimento da capacidade para projetar e realizar investigação original, respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas, com atitude crítica, contribuindo para o alargamento das fronteiras do conhecimento, sabendo comunicar com os seus pares e a sociedade em geral sobre este campo do conhecimento.
Pretende-se assim que os estudantes sejam capazes de:
1. Projetar e realizar investigação significativa no campo da educação, respeitando os padrões de qualidade e integridade académicas;
2. Analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas em educação, em particular nos domínios do currículo e da inovação pedagógica;
3. Aprofundar a compreensão sistemática das tensões e complementaridades existentes entre o currículo e a inovação pedagógica contribuindo para o alargamento das fronteiras do conhecimento em educação;
4. Exercitar o pensamento analítico e projetivo assumindo uma atitude proativa, para o progresso social e cultural;
5. Comunicar com públicos especializados os resultados de investigação original e conhecimento sistematizado relativo a currículo e inovação pedagógica, nomeadamente comunidades científicas e académicas nacionais e internacionais;
6. Utilizar com destreza e sentido crítico estratégias e métodos de investigação adequados a problemas de investigação nos domínios de currículo e inovação pedagógica.

GENERAL INFORMATION

Este Doutoramento visa dotar os profissionais de educação de competências de investigação e intervenção em contexto profissional de forma fundamentada na investigação e, desse modo, apetrechar o sistema educativo nacional e regional de especialistas em educação, promovendo o desenvolvimento sociocultural de forma sustentada.
Esta formação avançada centra-se na compreensão sistemática do currículo e da inovação pedagógica, no desenvolvimento de competências, aptidões e métodos de investigação associados ao campo da educação, e no desenvolvimento da capacidade para projetar e realizar investigação original, respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas, com atitude crítica, contribuindo para o alargamento das fronteiras do conhecimento, sabendo comunicar com os seus pares e a sociedade em geral sobre este campo do conhecimento.
Pretende-se assim que os estudantes sejam capazes de:
1. Projetar e realizar investigação significativa no campo da educação, respeitando os padrões de qualidade e integridade académicas;
2. Analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas em educação, em particular nos domínios do currículo e da inovação pedagógica;
3. Aprofundar a compreensão sistemática das tensões e complementaridades existentes entre o currículo e a inovação pedagógica contribuindo para o alargamento das fronteiras do conhecimento em educação;
4. Exercitar o pensamento analítico e projetivo assumindo uma atitude proativa, para o progresso social e cultural;
5. Comunicar com públicos especializados os resultados de investigação original e conhecimento sistematizado relativo a currículo e inovação pedagógica, nomeadamente comunidades científicas e académicas nacionais e internacionais;
6. Utilizar com destreza e sentido crítico estratégias e métodos de investigação adequados a problemas de investigação nos domínios de currículo e inovação pedagógica.

DEGREE DIRECTOR

Duration of Studies:

6 SEMESTRES / 3 ANOS

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Career Opportunities and Employability

Os graduados deste curso terão capacidades para:
Intervir e participar no desenho de novos ambientes de aprendizagem e de um currículo adaptado às especificidades regionais, como políticos e técnicos de educação.

Candidates

A admissão é por concurso documental e entrevista. Podem candidatar-se a este curso:
a. Titulares do grau de mestre ou equivalente legal, na área de Educação ou Ensino, i. é, professores e educadores e técnicos de educação e formação;
b. Titulares do grau de Licenciado em Educação ou Ensino, com média igual ou superior a 16 valores e currículo científico especialmente relevante que ateste capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico do curso;
c. Detentores de currículo científico na área de Educação ou Ensino, que ateste capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico do curso, nomeadamente experiência profissional em Educação e publicações em revistas científicas.
Os candidatos devem juntar uma carta de motivação, com indicação do domínio a investigar e dos objetivos gerais a alcançar

Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.
Paulo Freire

* A consulta desta informação não invalida a consulta do Plano de Curso em Diário da República.

The mission of Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education (A3ES) is to contribute to improving the quality of Portuguese higher education, through the assessment and accreditation of higher education institutions and their study programmes.

Degree accredited for 3 anos, from 08/02/2018.. Check this degree’s evaluation >