Disciplina: Módulo II.III.

Área Científica:

Anatomia e Biologia Celular/Ciências Funcionais

HORAS CONTACTO:

119 Horas

NÚMERO DE ECTS:

16 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

O objectivo global do módulo cumpre-se com a aprendizagem do organismo humano e

pela compreensão por parte dos alunos de que, na sua dimensão física e orgânica, o organismo

no seu todo é uma unidade regulada e passível de regulação, da escala microscópica à escala

macroscópica, em vários níveis (molecular, celular/tecidular, órgão, sistema, indivíduo) e que

esta homeostasia existe, quer dentro de cada nível, quer entre níveis.

Anatomia Clínica: a) Dotar o aluno, dos conhecimentos anatómicos considerados relevantes para a futura pesquisa semiológica e correto desempenho clínico; b) Incentivar o aluno à aquisição de adequada metodologia de estudo, através da pesquisa de referências bibliográficas relativas à área disciplinar lecionada, indicadas e próprias de um estudante Universitário; c)                Criar no aluno uma visão científica global do corpo humano, em que através da integração dos conhecimentos anatómicos ministrados, haja o desenvolvimento do gosto por uma área disciplinar transversal a todas as Especialidades da Medicina, visando a melhor formação do futuro médico; d)  Acompanhar a evolução do ensino médico de matérias de ensino anatómico emergentes, como sejam nas populações especiais, tais como na mulher grávida, na criança em crescimento e desenvolvimento e no idoso; e)  Incentivar à presença voluntária e pró-ativa dos alunos nas aulas teóricas através da mais-valia efetiva dos conteúdos ministrados; f)        Harmonizar os conteúdos programáticos das aulas práticas, através da cedência de casos de anatomia com relação clínica, iguais para todas as turmas, em número de 3 por aula, para que haja tempo adequado e suficiente para preparação e apresentação pelos alunos;  g)                Procurar que as matérias avaliadas nos OSCE?s (Objective Structured Clinical Examination) sejam abrangentes e representativas da matéria ensinada (um grupo de matérias em cada ?Estação?) e tenham uma aplicabilidade clínica; h)                Incutir no formando o gosto pela interrogação sistemática sobre o interesse da matéria ensinada e a sua aplicabilidade clínica e ou de investigação de translação, no sentido da participação ativa na melhoria do processo educativo que se pretende de excelência, no Ensino de Anatomia Clínica da UMa.

Conteúdos / Programa:

Bases do raciocínio farmacológico,  sempre que se pretenda perceber ou modificar o funcionamento do organismo, a nível celular, do órgão e em situação patológica ou experimental.

Princípios gerais da farmacocinética, farmacodinamia, farmacogenómica e toxicologia.

Mecanismos de acção dos diversos grupos de fármacos, as suas aplicações terapêuticas e riscos inerentes ao seu uso clínico.

Introdução à Anatomia Clínica  Cabeça;Pescoço;Imagiologia da Cabeça e Pescoço;Casos Clínicos: Cabeça e Pescoço;Tórax;Imagiologia do Tórax;Abdómen e Peritoneu; Espaço Extra-Peritoneal; Anatomia Endoscópica e Laparoscópica;Imagiologia do Abdómen;Pélvis e Períneo;Membro Superior e Membro Inferior;Imagiologia dos Membros;Casos Clínicos: Tórax, Abdómen, Pélvis;Anatomia das populações especiais: a Criança, a Grávida, e o Idoso;Casos Clínicos: Membros, etc; Casos Clínicos: Membros, etc.;Workshop de Anatomia Imagiológica (1ª Parte);Workshop de Anatomia Imagiológica (2ª Parte).

Bibliografia / Fontes de Informação:

  • "Rang and Dale?s Pharmacology" ed H.P. Rang, M.M. Dale, J.M. Ritter, R.J. Flower, 6th Edition, Churchill Livingstone Elsevier

  • Bertram G. Katzung, "Basic & Clinical Pharmacology", The McGraw-Hill Companies

  • Goodman & Gilman?s "The Pharmacological Basis of Therapeutics", McGraw-Hill Ed

  • Osswald, W & Guimarães, S "Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas" Porto Editora

Métodos e Critérios de Avaliação:

 A avaliação da componente teórica permite aferir não só os conhecimentos factuais dos alunos, como a sua capacidade de compreensão inter-ligada do conhecimento nos vários níveis de complexidade do ser humano (da molécula ao indivíduo). Desta forma, a avaliação consistirá em situações concretas problemáticas a pretexto das quais se exigirá ao aluno a demonstração de conhecimentos factuais e aptidões de raciocínio conducentes à resolução de problemas. Durante o decorrer do semestre será fornecido aos alunos um ?exame-tipo?, a título demonstrativo e ilustrativo.

Anatomia Clínica:

Exame Final Escrito - 50% (escala de 0-20 valores)

Avaliação Prática ? 50% (escala de 0-20 valores), que por sua vez se encontra dividida em dois momentos de avaliação:

                          - Avaliação contínua -50% da ponderação prática. A classificação terá por base a preparação prévia pelo aluno, dos conteúdos das aulas práticas e a participação ativa dos alunos no decurso das mesmas. A classificação obtida na avaliação contínua será aferida por distribuição e cálculo efectuados, conforme os parâmetros consignados nos diferentes itens da grelha proposta pelo Conselho Pedagógico (1 a 6).

                          - OSCE ? 50% da ponderação prática