Disciplina: Português Língua Não Materna A2

Área Científica:

Línguas

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Compreender os tópicos essenciais de uma sequência falada e de uma sequência dialogal (interação quotidiana, debate, entrevista), quando o débito da fala é relativamente lento e claro;

identificar a função das propriedades prosódicas (altura, duração, intensidade);

Narrar vivências, acontecimentos e experiências; formular planos, desejos, ambições e projetos;

Expressar gostos e opiniões;

Utilizar com relativa correção um repertório de rotinas e de fórmulas frequentes associadas a situações do quotidiano;

Prosseguir um discurso livre de forma inteligível;

Descrever lugares, ações e estados físicos e emocionais;

Aperfeiçoar a fluência através de diálogos encenados e de pequenas dramatizações;

Escrever textos sobre assuntos conhecidos ou de interesse pessoal; construir sequências originais de enunciados breves;

Responder a questionários sobre temas diversos;

Participar em atividades de escrita diversa, considerando a língua padrão;

Dominar aspetos fundamentais da flexão verbal (diferenciar pretérito perfeito e imperfeito do indicativo, modo imperativo, infinitivo pessoal);

Aplicar estruturas de coordenação de uso mais frequente;

Estabelecer relações semânticas entre palavras;

Reconhecer equivalências e contrastes vocabulares;

Estabelecer relações entre a cultura de língua materna e a da língua estrangeira, compreendendo as diferenças e semelhanças;

Reconhecer a importância das competências comunicativas nas competências interculturais.

Conteúdos / Programa:

Portugal e a sua cultura - progressiva construção de uma consciência plurilingue e pluricultural...;

Treino de estruturas gramaticais e áreas lexicais básicas da língua portuguesa (Apresentações, profissões, casa, comida, serviços, vestuário...);

Compreensão e expressão oral em situações de fala do quotidiano, de nível elementar, que exijam apenas uma troca de informação simples e direta;

Participação na escrita de notas e mensagens curtas e simples sobre assuntos de necessidade imediatas;

Bibliografia / Fontes de Informação:

Manual adotado

Tavares, Ana. (2014). Português XXI 2. (Nova Edição) Lisboa: LIDEL.

Ao longo das aulas, serão fornecidos aos alunos materiais complementares, em formato digital, disponibilizados em várias plataformas de apoio.

Documentos orientadores:

Council of Europe (2020). Common European Framework of Reference for Languages: Learning, Teaching, Assessment (Companion Volume). Council of Europe Publishing, Strasbourg. ISBN 978-92-871-8621-8 available at www.coe.int/lang-cefr.

Direção de Serviços de Língua e Cultura (2017). Referencial Camões PLE. Edição Camões, Instituto da Cooperação e da Língua I.P. ISBN 978-989-8751-10-2 available at https://www.instituto-camoes.pt/activity/centro-virtual/referencial-camoes-ple

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS | ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS. ENSINO BÁSICO E ENSINO SECUNDÁRIO. PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA (PLNM). Nível A2. Disponível em: https://www.dge.mec.pt

Métodos e Critérios de Avaliação:

A avaliação adotada coaduna-se com o programa.

O programa desenvolve-se em torno das competências de COMPREENSÃO (oral e escrita), PRODUÇÃO (oral e escrita) e INTERAÇÃO (oral e escrita online) em língua portuguesa e em torno da cultura portuguesa, pelo que o aluno terá de se submeter a testes de compreensão (escrita e oral), de produção (escrita e oral) e de interação (escrita e oral).

Pretende-se avaliar os conhecimentos adquiridos para cada uma das competências mencionadas. Há, assim, uma avaliação contínua progressiva. Na avaliação de cada aluno, serão tidos ainda em conta os parâmetros:

Assiduidade;

Participação/interação em Língua Portuguesa e outros trabalhos e exercícios de natureza prática, pelo que a frequência de pelo menos 50% das aulas será determinante.

A recusa em participar em algum dos momentos avaliativos determina a não aprovação na UC.