Disciplina: Português Língua Não Materna A1

Área Científica:

Línguas

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Compreender vocabulário familiar e expressões de uso corrente, sobre si, a sua família e o seu entorno, inseridos em frases simples;

Compreender documentos autênticos muito simples: avisos, cartazes, sinalética, SMS,

Dar e pedir informações de carácter pessoal e familiar, como seja, responder a um questionário informativo sobre si próprio;

Fazer perguntas e pedidos, servindo-se de formas de delicadeza;

Dar a sua opinião, discordar ou manifestar acordo, através de frases muito simples;

Fazer breves descrições (orais e escritas) servindo-se de frases muito simples e treinadas, referentes ao seu lugar de residência e às pessoas que partilham o espaço consigo;

Relatar factos da vida quotidiana (orais e escritos, presentes, passados e futuros);

Participar de uma conversa básica, se o interlocutor falar lentamente e com reformulações;

Expressar-se coloquialmente nos vários locais e serviços do quotidiano, de forma muito simples e pausadamente;

Escrever pequenos textos simples, ainda que se servindo de frases isoladas e treinadas.

Pronunciar os termos, ainda que de forma aproximada, considerando alguns sons específicos do português;

Expor oralmente um assunto de seu interesse, de forma simples e treinada;

Interagir com os seus pares em pequenas situações do quotidiano.

Conteúdos / Programa:

Estruturas gramaticais e áreas lexicais básicas da língua portuguesa (apresentações, profissões, casa, alimentação, rotinas, serviços, vestuário...;

conjugação verbal: tempos simples do indicativo e imperativo presente;

pronomes pessoais: sujeito e complementos;

Compreensão (oral, escrita e em interação) e expressão (oral, escrita e em interação) em situações do quotidiano, de nível elementar.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Manual adotado

Tavares, Ana. (2014). Português XXI 1. (Nova Edição) Lisboa: LIDEL.

Ao longo das aulas, serão fornecidos aos alunos materiais complementares, em formato digital, disponibilizados em várias plataformas de apoio.

Outras fontes Documentos orientadores:

Council of Europe (2020). Common European Framework of Reference for Languages: Learning, Teaching, Assessment (Companion Volume). Council of Europe Publishing, Strasbourg. ISBN 978-92-871-8621-8 available at www.coe.int/lang-cefr.

Direção de Serviços de Língua e Cultura (2017). Referencial Camões PLE. Edição Camões, Instituto da Cooperação e da Língua I.P. ISBN 978-989-8751-10-2 available at https://www.instituto-camoes.pt/activity/centro-virtual/referencial-camoes-ple

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Modelo de Avaliação:

A Metodologia de avaliação, o programa e a avaliação desenvolvem-se em torno das competências comunicativas de:

COMPREENSÃO (oral e escrita), PRODUÇÃO (oral e escrita) e INTERAÇÃO (oral e escrita).

Pretende-se avaliar os conhecimentos adquiridos para cada uma das competências referidas, ao longo do semestre, através de uma avaliação sumativa e progressiva. Para tal, a assiduidade e a participação ativa nas aulas serão consideradas na avaliação e constituem um elemento decisivo para a obtenção de aproveitamento. 

A recusa do aluno a submeter-se a algum dos momentos avaliativos implica a sua não aprovação na UC