Disciplina: Português Língua Não Materna A1
Área Científica:
Línguas
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
Compreender vocabulário familiar e expressões de uso corrente, sobre si, a sua família e o seu entorno, inseridos em frases simples;
Compreender documentos autênticos muito simples: avisos, cartazes, sinalética, SMS,
Dar e pedir informações de carácter pessoal e familiar, como seja, responder a um questionário informativo sobre si próprio;
Fazer perguntas e pedidos, servindo-se de formas de delicadeza;
Dar a sua opinião, discordar ou manifestar acordo, através de frases muito simples;
Fazer breves descrições (orais e escritas) servindo-se de frases muito simples e treinadas, referentes ao seu lugar de residência e às pessoas que partilham o espaço consigo;
Relatar factos da vida quotidiana (orais e escritos, presentes, passados e futuros);
Participar de uma conversa básica, se o interlocutor falar lentamente e com reformulações;
Expressar-se coloquialmente nos vários locais e serviços do quotidiano, de forma muito simples e pausadamente;
Escrever pequenos textos simples, ainda que se servindo de frases isoladas e treinadas.
Pronunciar os termos, ainda que de forma aproximada, considerando alguns sons específicos do português;
Expor oralmente um assunto de seu interesse, de forma simples e treinada;
Interagir com os seus pares em pequenas situações do quotidiano.
Conteúdos / Programa:
Estruturas gramaticais e áreas lexicais básicas da língua portuguesa (apresentações, profissões, casa, alimentação, rotinas, serviços, vestuário...;
conjugação verbal: tempos simples do indicativo e imperativo presente;
pronomes pessoais: sujeito e complementos;
Compreensão (oral, escrita e em interação) e expressão (oral, escrita e em interação) em situações do quotidiano, de nível elementar.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Manual adotado
Tavares, Ana. (2014). Português XXI 1. (Nova Edição) Lisboa: LIDEL.
Ao longo das aulas, serão fornecidos aos alunos materiais complementares, em formato digital, disponibilizados em várias plataformas de apoio.
Outras fontes Documentos orientadores:
Council of Europe (2020). Common European Framework of Reference for Languages: Learning, Teaching, Assessment (Companion Volume). Council of Europe Publishing, Strasbourg. ISBN 978-92-871-8621-8 available at www.coe.int/lang-cefr.
Direção de Serviços de Língua e Cultura (2017). Referencial Camões PLE. Edição Camões, Instituto da Cooperação e da Língua I.P. ISBN 978-989-8751-10-2 available at https://www.instituto-camoes.pt/activity/centro-virtual/referencial-camoes-ple
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Modelo de Avaliação:
A Metodologia de avaliação, o programa e a avaliação desenvolvem-se em torno das competências comunicativas de:
COMPREENSÃO (oral e escrita), PRODUÇÃO (oral e escrita) e INTERAÇÃO (oral e escrita).
Pretende-se avaliar os conhecimentos adquiridos para cada uma das competências referidas, ao longo do semestre, através de uma avaliação sumativa e progressiva. Para tal, a assiduidade e a participação ativa nas aulas serão consideradas na avaliação e constituem um elemento decisivo para a obtenção de aproveitamento.
A recusa do aluno a submeter-se a algum dos momentos avaliativos implica a sua não aprovação na UC