Disciplina: Francês, Língua Estrangeira

Área Científica:

Língua

HORAS CONTACTO:

32 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1. - O ensino da língua francesa A1.1a. visa desenvolver a competência linguística através da aprendizagem orientada, sistemática e rigorosa da morfossintaxe do francês como língua estrangeira e naturalmente desenvolver a autonomia do aluno através da observação da língua e da prática da mesma na comunicação. Destina-se a iniciantes completos: Elementar (A1.1.). Nível A1.1.a de acordo com o Quadro Europeu: requer a compreensão e uso de expressões familiares e cotidianas, bem como declarações muito simples (o nível de iniciação completo). - A gramática contrastiva - alunos internacionais. Público amplo: estudantes de francês como língua estrangeira, desde o início de sua aprendizagem, a iniciação. O aluno pode: - apresentar-se ou apresentar-se a alguém e fazer perguntas sobre a pessoa; por exemplo, onde vive, as suas relações, o que lhe pertence, etc. - responder ao mesmo tipo de perguntas - pode se comunicar de forma simples. UC : 3 Número de horas / 2 horas/ semana. (A1.1a)

Conteúdos / Programa:

0. - 0. GÉNÉRALITÉS : LES SONS DU FRANÇAIS
0.1. - Prononcer les sons du français
0.1.1. - Les voyelles
0.1.1.1. - Les voyelles simples
0.1.1.2. - Les voyelles qui présentent des difficultés de prononciation
0.1.1.3. - Les voyelles nasales
0.1.1.4. - Les semi-voyelles
0.1.2. - Les consonnes
0.1.3. - Les consonnes qui présentent des difficultés de prononciation
0.1.4. - Attention
0.2. - Les liaisons à l'oral: Remarques
0.3. - L'élision à l'écrit
0.4. - Le découpage des mots à l'écrit
0.5. - La ponctuation Transcription phonétique L'alphabet
0.6. - Les accents et marques orthographiques
1. - LES PRÉSENTATIFS
1.1. - Voici, voilà, il y a, c?est
1.2. - C?est, ce sont, il est, elle est, ils sont, elles sont
2. - LES NOMS
2.1. - LE MASCULIN ET LE FÉMININ
2.1.1. - Un Français, une Française
2.2. - LE SINGULIER ET LE PLURIEL
2.2.1. - Une information, des informations
3. - LES DÉTERMINANTS
3.1. - LES ARTICLES UN, UNE, DES un, une, des
3.2. - LES ARTICLES LE, LA, LES Le, la, l', les
3.3 - LES ARTICLES CONTRACTÉS à la, au, aux, de la, du, des
3.4. - LES ARTICLES PARTITIFS Du, de la, de l'
3.5. - LES QUANTITÉS RELATIVES Un mètre, un litre, un kilo
3.6 - LES NOMBRES Vingt, trente, cent
3.7. - LES DÉMONSTRATIFS Ce, cette, cet, ces
3.8. - LES POSSESSIFS Mon, ton, son, notre, votre, leur
4. - LES ADJECTIFS
4.1. - LES ADJECTIFS : MASCULIN ET FÉMININ Grande, grand
4.2. - LES ADJECTIFS : SINGULIER ET PLURIEL Blond, blonds
4.3. - LA PLACE DE L'ADJECTIF Un bel homme, un homme gentil
5. - LES PRONOMS
5.1. - LES PRONOMS PERSONNELS SUJETS Je, tu, vous
5.2. - LES PRONOMS TONIQUES Moi, toi, lui, elle, nous, vous, eux, elles
6. - LES TYPES DE PHRASES
6.1. - LA NÉGATION Non, ne... pas Pas de ...
7. - L'INTERROGATION
7.1. - Est-ce-que ?
7.2. - Quel, quelles, quels, quelles
7.3. - Qui, quoi, où, comment, pourquoi, combien, quand
8. - LE PRÉSENT
8.1. - LES VERBES AVOIR ET ÊTRE J'ai, je suis
8.2. - LES VERBES EN -ER Je regarde, tu aimes, nous parlons
8.3. - LES VERBES PARTICULIER EN -ER Tu manges, on commence, ils achètent
8.4. - LES VERBES PRONOMINAUX Je me lave, il se coiffe
8.5. - LES VERBES EN -IR Vous finissez, vous partez
9. - LES CONNAISSANCES GÉNÉRALES : LE VOCUCABULAIRE PROGRESSIF DU FRANÇAIS ET LA CULTURE Le vocabulaire courant dans la classe de français : comprendre les instructions de l'enseignant ou les activités de langue dans la classe.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Fafa Clémence, Loiseau Yves, Petitmengin, Violette , 2018 , Grammaire essentiel du français, A1. 100% FLE , Editions DIDIER
Glaud, L., Lannier, M., Loiseau, Y. , 2017 , Grammaire essentielle du français , Didier
Descotes-Genon, Ch., Morsel, M.-H, Richou, C. , 1993 , L'exercisier, L'expression française pour le niveau intermédiaire , PUG, Flem, Grenoble
Pucciani/Hamel , 2002 , Langue & Langage 5E. Le français par le français , Thomson. Custom Publishers, USA
Renner, H., Renner, U., Tempesta, G. , 1998 , Le Français du Tourisme, Français, Langue Etrangère , Clé International

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
O programa abaixo é destinado a um público amplo: estudantes de francês como língua estrangeira, desde o início de sua aprendizagem, a iniciação. O programa proposto é um programa que gira em torno de 33 pontos de linguagem. Cada lição inclui: - Um processo de descoberta da gramática através da observação e reflexão. - Uma apresentação sintética da regra com um mínimo de metalinguagem. - Exercícios de dificuldade progressiva. - Ao final do livro, as respostas e avaliações oferecem a possibilidade de autocorreção, ou com a ajuda do professor, através dos exercícios corrigidos pelo professor.