Disciplina: Português (Literatura)

Área Científica:

Literatura

HORAS CONTACTO:

3 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Saber ler e comentar criticamente um texto poético, um texto narrativo e um texto argumentativo.
2 - Saber articular diferentes saberes na análise de textos.
3 - Refletir sobre a importância cultural e simbólica do texto literário.
4 - Conhecer alguns momentos fundamentais da história e da cultura mundial dos últimos três séculos e ligar esses momentos à dimensão literária e educativa.
5 - Adquirir competências cognitivas, imaginativas e críticas.

Conteúdos / Programa:

1 - Reflexões preliminares:
1.1 - O conceito de literatura
1.2 - Os géneros literários
1.3 - Épocas e períodos literários. Estilos (de época, de autor)
1.4 - Contextos de produção/ de receção. Mitos/arquétipos.
1.5 - Valores estéticos e simbólicos
2 - Módulo 1: Romantismo, Realismo e Simbolismo
2.1 - Poesia: Antologia dos seguintes autores: - Almeida Garrett - Antero de Quental - Cesário Verde - António Nobre - Camilo Pessanha.
2.2 - Cesário Verde
2.2.1 - Contextualização histórico-literária;
2.2.2 - A representação da cidade e dos tipos sociais
2.2.3 - Deambulação e imaginação: o observador acidental
2.2.4 - Perceção sensorial e transfiguração poética do real
2.2.5 - O imaginário épico em "O sentimento dum ocidental"
2.3 - Texto de teatro: Almeida Garrett: Um Auto de Gil Vicente.
2.4 - Romance: O Primo Basílio, Eça de Queiroz
2.4.1 - Contextualização histórico-literária
2.4.2 - A representação de espaços sociais e a crítica de costumes
2.4.3 - A descrição do real e o papel das sensações
2.4.4 - Pluralidade de ações; complexidade do tempo, do espaço e dos protagonistas
2.4.5 - Estilo e linguagem.
2.5 - Outras Prosas. Leituras Aconselhadas: Alexandre Herculano: Eurico o Presbítero; Camilo Castelo Branco: A Queda de um Anjo; Eça de Queirós: O Primo Basílio ou A Cidade e as Serras
3 - Módulo 2: De Orpheu à Contemporaneidade
3.1 - Fernando Pessoa
3.1.2 - Poesia do ortónimo
3.1.3 - Poesia dos heterónimos
3.1.4 - Mensagem
3.2 - Poesia: Alexandre O'Neill, António Gedeão, António Ramos Rosa, Carlos de Oliveira, David Mourão-Ferreira, Eugénio de Andrade, Herberto Helder, Jorge de Sena, José Gomes Ferreira, Manuel Alegre, Mário de Sá-Carneiro, Ruy Belo, Sophia de Mello Breyner Andresen, Vitorino Nemésio.
3.2.1 - Representações do contemporâneo
3.2.2 - Tradição literária
3.2.3 - Figurações do poeta
3.2.4 - Arte poética
3.2.5 - Linguagem, estilo e estrutura
3.3 - Texto de teatro: José Cardoso Pires: O Render dos Heróis.
3.4 - O romance: Memorial do Convento, José Saramago
3.4.1 - Contextualização histórico-literária
3.4.2 - Temas e motivos
3.4.3 - Linguagem e estilo
3.5 - Muitas Prosas. Leituras Aconselhadas: Agustina Bessa Luís: A Sibila; Aquilino Ribeiro: Andam Faunos pelos Bosques; Carlos de Oliveira: Uma Abelha na Chuva; José Saramago: A Jangada de Pedra; Miguel Torga: Diário (excertos); Vitorino Nemésio: Mau Tempo no Canal.

Bibliografia / Fontes de Informação:

V. Aguiar e Silva , 1994 , Teoria da Literatura , Almedina
J.O. Barata , 1991 , História do Teatro Português , Univ. Aberta
U. Eco , 1983 , Seis Passeios nos Bosques da Ficção , Difel
O. Mateus , 1989 , Teatro e Literatura. , Caminho
M. Moisés , 1998 , Dicionário de Termos Literários , Cultrix
C. Reis , 1997 , O Conhecimento da Literatura , Almedina
O. Lopes, A. J. Saraiva , 2001 , História da Literatura Portuguesa , Porto Editora
L. Antunes Paolinelli , 2021 , Os Poetas da Lusofonia , Ed. Esgotadas

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Breve introdução histórico-crítica pelo professor, leitura e comentário do texto, intervenções dos discentes, discussão. Intervenções de especialistas externos e visualização de filmes e documentários. Produção de pequenos relatórios, percursos didáticos, resumos críticos, sumários, power points, ou outro material didático pelos alunos.