Disciplina: Desenho

Área Científica:

Desenho

HORAS CONTACTO:

32 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - A Unidade Curricular de Desenho pretende proporcionar conhecimentos fundacionais e vias experimentais para uma aplicação teórico-prática na linguagem visual e expressiva do desenho
2 - Manifestar a importância do recurso diário do desenho com uma possibilidade estruturante de auto conhecimento valorizadora dos percursos de uma linguagem pessoal
3 - Desenvolver o sentido de pesquisa e dismistificador dos processos convencionais Adaptar a diversidade de soluções e meios técnicos às finalidades expressivas e conceptuais do desenho.
4 - Entender e contribuir para uma extensão do domínio sugestivo das realidades. O aluno deverá adquirir uma prática corrente e de progressiva autonomia, capacidade comunicativa, saber operar as mais diversas ferramentas para uma tradução objectiva e expressiva da realidade.
5 - Consolidar os raciocínios e a disciplina inerente aos processos do desenho de observação

Conteúdos / Programa:

1 - Abordagem histórica: desenho, arte e ciência (Leonardo da Vinci, Durer, Miguel Ângelo, Goya, J.J Lequeu, Delacroix, Piranesi, Giacometti, Lucian Freud, Paula Rêgo...outros
2 - Modelo e Representação - Corpo e Espaço: O Homem como medida, escala, cânone, peso e densidade, ideia e proporção; espírito apolíneo/dionisíaco; expressão, tradução, representação, configuração e idealização
3 - A Geometria oculta: V. De Honnecourt, E. Schon: composição, estrutura, volume, configuração, ordenação e tradução poliédrica na figura humana.
4 - Objectividade e Pragmatismo: Natureza Morta e composição, volume, textura, linha, plano. etc.
5 - Diário Gráfico e Desenho de cavalete (variação de formatos)
6 - Desenho à mão levantada: esboço, apontamento; exercícios cronometrados, nivelamento e acentuação
7 - Riscadores e suportes: propriedades e limitações
8 - Do ateliê ao natural: (arquitectura e paisagem)

Bibliografia / Fontes de Informação:

KANDINSKY, Wassily , 1996 , PONTO, LINHA, PLANO , Edições 70,
MESQUITA, António Arnaldo , Álvaro Siza Vieira, O desenho no desejo da inteligência ,
MAYER, Ralph , Manual do Artista , Martins Fontes
MOLINA, Juan José Gómez - , 1995 , Las lecciones del Dibujo , Cátedra
MOLINA, Juan José Gómez, CABEZAS, Lino, BIRDES, Juan: , 2005 , El Manual de Dibujo, estrategias de su enseñanza en el siglo XX , Cátedra
NEGREIROS, Almada, , 1927 , O Desenho, A Ideia Nacional, ,
PADILLA, Ramón Díaz, , 2007 , El Dibujo del natural en la época de la postacademia , Akal Bellas Artes
RODRIGUES, Ana Leonor Madeira , 2000 , O Desenho, ordem e pensamento arquitecónico. , Editorial estampa
ULRICH Luckhadt; MELIA, Paul , 1996 , DAVID HOCKNEY : A DRAWING RETROSPECTIVE , Thames and Hudson

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Combinatória de métodos: demostrativo, dialógico, activo e expositivo (dedutivo e indutivo), conjugado com uma prática demonstrativa (desenhando no ateliê), fomentando a pesquisa de conceitos, a história e as técnicas no domínio do desenho de observação para a consolidação de um percurso artístico pessoal, estimulando o espírito crítico e os raciocínios sobre o acto de desenhar. Os parâmetros de avaliação baseiam-se em dados de rigor de tradução, estéticos- expressivo, técnicos e cognitivos. o aluno deverá aplicar os conhecimentos adquiridos e desenvolver um corpo de trabalho autónomo. Experimentação com meios convencionais, assiduidade e prática de ateliê (avaliação contínua); monitorização periódica das fases de trabalho: Pré Avaliações de natureza qualitativa; Diário Gráfico: 30% ;Desenho em Ateliê e do Natural (saídas de campo): Composição de natureza morta com objetos vários (volumes, panejamentos, estruturas) Introdução aos modelos em gesso e esqueleto humano:70%.