Disciplina: Competências Transversais

Área Científica:

Psicologia

HORAS CONTACTO:

24 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer e compreender o conceito de soft skills ou competências transversais e sua relevância para o mundo académico e profissional;
2 - Dotar os alunos de conhecimentos e estratégias adequadas para o desenvolvimento e aplicação da metodologia de design thinking no desenvolvimento de soluções, otimizando as suas competências transversais.
3 - Adquirir competências para criar e desenvolver projetos baseados na metodologia de design thinking em diversos contextos: organizacional, educacional, clínico, artístico, tecnológico.

Conteúdos / Programa:

1 - Soft skills ou competências transversais
1.1 - Definição, concetualização e aplicação nos contextos profissionais e académicos.
1.2 - Modelos de competências transversais.
2. - A metodologia de design thinking.
2.1 - Definição e concetualização de design thinking
2.2 - Processo de design thinking: clarificação, ideação, desenvolvimento e implementação.
3. - Construção de projetos baseados na metodologia design thinking e o desenvolvimento de competências transversais.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Bartram, D. , 2005 , The Great Eight Competencies: A criterion-centric approach to validation , Journal of Applied Psychology
Fachada. O. M. , 2018 , Psicologia das relações interpessoais , Edições Sílabo
Manzini, E. , 2015 , Design, when everybody designs: an introduction to design for social innovation. , The MIT Press
Mootee, I. , 2013 , Design thinking for strategic innovation: what they can?t teach you at business or design school. , Hoboken
Patterson, S., Tavabie, A., Denney, M., Kerrin, M., Ashworth, V., Koczwara, A., MacLeod, S. , 2013 , A new competency model for general practice: Implications for selection, training, and careers. , British Journal of General Practice
Stickdorn, M. , 2015 , This is service design thinking: basic ? tools ? cases. , BIS Publishers

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As metodologias de ensino irão incidir sobre os métodos expositivo e interrogativo na apresentação de aspetos concetuais relevantes na definição e especificação das competências transversais, bem como de alguns dos seus modelos. Por seu turno, através do método ativo serão desenvolvidas atividades práticas (exercícios individuais e discussão grupal) focadas no desenvolvimento das soft skills. Far-se-á igualmente uso deste método, na análise e discussão de estudos de caso no âmbito da aplicação da metodologia de design thinking, promovendo-se o trabalho individual/reflexivo e em grupo. A avaliação terá em conta dois trabalhos práticos. Um primeiro consistirá na construção de um projeto baseado na metodologia de design thinking (50%) e um segundo trabalho que visa a apresentação do projeto desenvolvido (50%).