Disciplina: Educação, Cidadania e Globalização

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

35 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender a educação para a cidadania como um bem público mundial
2 - Identificar as definições possíveis de Globalização
3 - Compreender a dimensão ética de cidadania global
4 - Analisar a globalização à luz da integração de diferentes comunidades e culturas
5 - Discutir a globalização da educação para a cidadania como inclusão e diversidade
6 - Identificar os desafios da globalização no âmbito dos direitos humanos

Conteúdos / Programa:

1 - Objetivos da educação para a cidadania global
2 - Globalização: da economia aos direitos humanos
3 - Globalização, Cidadania e os Direitos Humanos 3.1. A consolidação da ética e da democracia; 3.2. Blocos económicos e a Aldeia Global; 3.3. Expansão do capitalismo; 3.4. A quebra da barreiras fronteiriças (O caso da UE); 3.5. O fundo da globalização e o equilíbrio social;
4 - A educação para a cidadania num contexto global: antecedentes e impactos
5 - Ética e reforma da sociedade pela educação para a cidadania global
6 - O Estado e o Direito Internacional: nações multiculturais e imigração
7 - Factores estruturais que podem restringir o progresso do desenvolvimento da educação para a cidadania global
8 - Sistemas educativos e inclusão da diversidade: o currículo
9 - A consciência ética como consciência do dever: o imperativo categórico
10 - Temas/problemas contemporâneos e os desafios da educação para a cidadania global

Bibliografia / Fontes de Informação:

APPLE, M. , 2001 , Educação e poder , Porto Editora
PERRENOUD, P. , 2005 , Escola e Cidadania: o papel da escola na formação para a democracia , trad. Fátima Murad
S. Araújo , 2004 , Contributos para uma educação para a cidadania. Professores e estudantes em contexto intercultural , Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural
I. Batista , 2005 , Dar rosto ao futuro. A Educação como compromisso ético , Profedições
F. Savater , 2002 , Ética y ciudadania , Montesinos
Ibrahim, T. , 2005 , Global citizenship education: Mainstreaming the curriculum? , Cambridge Journal of Education
PIMENTA, Carlos. , 2004 , Globalização: Produção, Capital Fictício e Redistribuição, Ideias - Economia , Campo da Comunicação
ROCHA-CUNHA, Silvério , 2005 , rabalhos de Sísifo do direito e da política no actual labirinto da sociedade mundial. In Política, Cidadania & Cultura numa Era Global , Instituto Superior Económico e Social.
Westheimer, J., & Kahne, J. , 2004 , Educating the "Good" Citizen: Political Choices and Pedagogical , Westheimer, J., & Kahne, J.
Sutherland, M. , 2002 , Educating citizens in Europe. , European Education,
Goren, H., & Yemini, M. , 2017 , Global citizenship education redefined ? A systematic review of empirical studies on global citizenship education. , International Journal of Educational Research
Pais, A., & Costa, M. , 2020 , An ideology critique of global citizenship education , Critical Studies in Education

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quant Dec (0-10)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia é de índole teórica e prática, isto é, dialógica, promovendo um envolvimento do estudante no processo de aprendizagem. Para tal, recorrer-se-á à explanação dos conteúdos programáticos, à leitura e análise crítica de artigos científicos (a pares ou em pequenos grupos) bem como à resolução de problemas/questões relacionadas com a cidadania global, à luz de princípios éticos. A avaliação contempla um trabalho escrito (50%) e respetiva defesa oral (50%).