Disciplina: Português I (expressão oral e escrita)

Área Científica:

Língua

HORAS CONTACTO:

60 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Entender e usar expressões do dia a dia e frases básicas associadas a necessidades concretas do quotidiano;
2 - Apresentar-se ou apresentar os outros (referir o nome, a origem, a nacionalidade, a morada;
3 - Indagar (perguntar e responder) a respeito de pormenores referentes ao seu quotidiano (laboral ou de lazer, como por exemplo: nomear a profissão ou atividades de lazer, gostos e preferências, ...);
4 - Proceder a descrições simples de pessoas e lugares;
5 - Interagir com as pessoas de uma forma simples, sempre dentro de um registo de mútua ajuda ? pausado e com recurso a vocabulário básico;

Conteúdos / Programa:

1 - Apresentações - dados pessoais (nome, morada, nacionalidade, origem); saudações - expressões de; agradecimentos - expressões / formas de; alfabeto - soletrar o seu nome e apelido; diferenciação SER / ESTAR; determinantes artigos, definidos e indefinidos; singular /plural (formas regulares); verbos do 1º grupo, como MORAR
2 - Família - vocabulário; descrições de; possessivos; verbo TER verbos PODER /SABER; expressar sentimentos
3 - A rotina diária - as horas; as ações do quotidiano; refeições; alimentação; conjugação pronominal reflexa; FAZER / ESTAR + infinitivo
4 - Meio envolvente - vocabulário; descrições do local onde vivo; preposições de lugar; demonstrativos
5 - Meteorologia - descrever o estado do tempo; consultar previsões meteorológicas; o tempo verbal futuro (futuro próximo; futuro simples)
6 - Amigos - descrições de pessoas que conheço; falar ao telefone; marcar encontros; verbos irregulares - OUVIR; PEDIR ...; pronominalização - formas de complemento indireto
7 - Passatempos - desportos; atividades recreativas; viagens; verbos irregulares - VER; LER; SAIR; ...
8 - Direções e Transportes - vocabulário; pedir e dar direções; IR a /para...ir em/ de
9 - Experiências e Férias passadas - contar experiências passadas; os tempos do pretérito (perfeito / imperfeito); - pronominalização - formas de complemento direto

Bibliografia / Fontes de Informação:

VVAA , 2020 , Common European Framework of Reference for Languages: Learning, Teaching, Assessment - Companion volume , Council of Europe
Direção de Serviços de Língua e Cultura , 2017 , Referencial Camões PLE Português Língua Estrangeira , Camões, Instituto da Cooperação e da Língua I.P.
Coimbra, Olga Mata , 2011 , Gramática Ativa 1 , LIDEL
Henriques, Teresa e Freitas, Frederico , 2011 , Qual é a dúvida? , LIDEL
Gonçalves, Liliana , 2011 , Cozinhar em Português , LIDEL

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Audição de textos (sempre que possível autênticos), incluindo música portuguesa Leitura de textos relacionados com os temas propostos, incluindo textos literários simples Exercícios de: escolha múltipla, lacunares; verdadeiro/falso; correspondência,... Escrita de pequenos textos de várias tipologias - cartas; e-mail; postais; convites; panfletos Participação em jogos de comunicação interativa, como jogos de simulação /representação

Regente da Disciplina:

Bruna Micaela Freitas Pereira