Disciplina: Alemão Elementar para Guias da Natureza
Área Científica:
Línguas e Literaturas Estrangeiras
HORAS CONTACTO:
63 Horas
NÚMERO DE ECTS:
5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 Esta disciplina consolida os conhecimentos muito básicos da Língua Alemã (Nível A1.2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas) nas quatro competências básicas: ouvir, ler, falar e escrever. Nesta disciplina, os estudantes aprendem a gerir situações de dia-a-dia em língua alemã e a entender e escrever textos falados ou escritos simples. O estudante descobrirá as estruturas gramaticais de forma contrastiva e prestará atenção à língua (language awareness). No final do semestre, os alunos serão capazes de:
1.1 Compreender perguntas simples, informações, mensagens ao telefone e breves diálogos em situações quotidianas e profissionais.
1.2 Extrair informação relevante de textos escritos simples.
1.3 Escrever textos breves.
1.4 Apresentar-se e responder a questões em relação a si próprio em diálogos.
1.5 Fazer-se entender por falantes maternos de uma forma muito simples e perceber o que os parceiros dizem devagar e de forma clara.
Conteúdos / Programa:
1.Die Deutsch Sprache
1.1. Grammatik:
1.1.1. Die Struktur von Sätzen und Fragen: Grund-, Um- und Endstellung.
1.1.2. Bestimmt- und Unbestimmte Artikel von Wörter: Maskulinum, Femininum, Neutrum und Plural
1.1.3. Verben:
1.1.3.1. Konjungationen in Präsens, Präteritum, Perfekt und Futur 1
1.1.3.2. Hautpverben, Hilfsverben, Modalverben, Trennbarverben, Reflexive Verben
1.1.4. Die Kasus : Nominativ, Akkusativ, Dativ und Genitiv
1.1.5. Personal- und Possessivpronomen
1.1.6. Adjektive und die Steigerung der Adjective
1.1.7. Zeichensetzung und Phonetik
1.1.8. Temporal-, Lokal-, Frequenz und Sequenzadverbien
1.1.9. Konjunktionen: und, aber, deshalb, deswegen, weil, während, trotzdem,
1.2.0. Lokal-, Temporal- und Wechselpräpositionen: in, an, auf, hinter, vor, neben, usw
1.2.1. Präpositionen mit Akkusativ: für, ohne, gegen,durch, um, usw. und Dativ: mit, seit, aus, von, bei,nach, zu usw.
1.2. Wortschatz:
1.2.1. Internationale Wörter
1.2.2. Vorstellungen/ Personalien (Name, Adresse, Alter, Wohnort, Herfunft )
1.2.3. Familie / Farben / Länder / Freizeitakivitäten / Tagesablauf / Zahlen / Uhrzeit / Wetter / Feste / Wegbeschreibung / Körper / Krankenheiten / Berufe / Umwelt/
1.3.Schreiben:
1.3.1. Kleine Texte über bestimmte Themen schreiben.
1.3.2. Fragen stellen und beantworten.
1.3.2. Plätze, Personen, Länder, Gebäude und Wege beschreiben
1.4. Sprechen:
1.4.1. Über Plätze, Personen, Länder, Gebäude und Wege sprechen.
1.4.2. Die Deutshe Sprache benutzen um mit anderen Leuten interagieren.
1.4.1. Phonetik and Aussprache
1.5. Lesen:
1.5.1. Wichtige Informationen von verschiedenen Texten herausziehen.
1.5.2. Kleine Texten lesen und verstehen
1.5.3. Leseverständnis ? Texten verstehen und Fragen beantworten / stellen.
2. Information über Madeira
2.1. Geschichte ? Wichtige Ereignisse and historische Angaben
2.2. Kulturelle Informationen ? Küche, Leute und Activitäten auf Madeira
2.2. Geographie ? Geographische Kenndaten, Klima, Geologie, Natur, Richtungen
2.3. Die Umwelt - Umweltschutz
2.4. Bräuche and Traditionen ? Feste und Festivals
2.5. Pflanzenwelt und Tierwelt? endemische, eingeführte and exotische Spezies
2.6. Erste Hilfe and Notfälle ? Körper und Krankenheiten
2.7. Tourismus und Hotelgewerbe
Bibliografia / Fontes de Informação:
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificacao: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação: Os estudantes trabalham nas aulas maioritariamente nas três seguintes variantes: individual, com o seu parceiro e em grupo. Os estudantes também têm de falar individualmente para o resto da turma, quando têm de informar acerca do seu trabalho com o seu parceiro ou grupo. As aulas só serão frontais quando for necessário explicar algum aspeto linguístico devido à sua complexidade, ou porque não ficou suficientemente claro, ou porque são os próprios alunos a solicitá-lo.
o Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Alunos da UMa (Modelo A).
Na avaliação contínua, a assiduidade de 80% é obrigatória.
- 2 Frequências escritas (cada, 30%); 1 prova oral (30%)
Na Época de Recurso serão admitidos alunos com estatuto ?normal? (N) que reúnam as condições para recuperar ou melhorar a frequência na qual obtiveram menor nota (30%).
Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante (T) poderão recuperar as duas frequências escritas (60%) e prova oral (30%) na época de recurso.
O outro elemento de avaliação (10%) não pode ser nem recuperado nem melhorado na época de recurso.