Disciplina: Estratégias de Intervenção Precoce e Promoção de um Envelhecimento Bem Sucedido

Área Científica:

Trabalho Social e Orientação

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Identificar parâmetros ao longo do ciclo vital condicionantes do envelhecimento bem sucedido.
2 - Identificar fatores condicionantes ao longo do ciclo vital do envelhecimento bem sucedido.
3 - Reconhecer estratégias e técnicas de intervenção precoces promotoras do envelhecimento bem sucedido e preventivas do envelhecimento perturbado.
4 - Treinar estratégias de intervenção promotoras de um envelhecimento bem sucedido.

Conteúdos / Programa:

1 - Parâmetros e fatores condicionantes ao longo do ciclo de vida do envelhecimento bem sucedido.
2 - Sinais precoces de alerta e fatores de risco para o envelhecimento perturbado.
3 - Estratégias e técnicas de intervenção precoce promotoras de um envelhecimento bem sucedido.
4 - Estratégias e técnicas de intervenção preventivas de um envelhecimento perturbado.
5 - Treino de utilização de estratégias promotoras e preventivas de envelhecimento bem sucedido.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Carvalho, C.; Dorneles, C. & Rebellato, C. , 2019 , Acessibilidade cultural e envelhecimento , s/ed
Antunes, M. C. , 2015 , Educação e envelhecimento bem sucedido: a realidade portuguesa , Chaves: Intervenção
Knappe, M. F. L., Santo, A.C. G. E., Leal, M. C. C., Marques, A. P. O. , 2015 , Envelhecimento bem-sucedido em idosos longevos: uma revisão integrativa , s/ed
Azeredo, Z. , 2012 , A interação geracional como uma estratégia de envelhecimento ativo , Porto: Euedito
Fernández-Ballesteros, R. , 2011 , Limitaciones y posibilidades de la edad , Ministerio de Sanidad, Política Social e Igualdad, Secretaría General de Política Social y Consumo
Jacob, L. , 2012 , Asuniversidades seniores como projeto de envelhecimento ativo , Porto: Euedito.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Visa-se a aquisição e a aplicação os conhecimentos previstos nos objetivos e conteúdos programáticos. Metodologia de Avaliação: Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20) Avaliação segundo modelo B do Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Estudantes da UMa, nomeadamente em época normal. A aprovação da unidade curricular implica aprovação em todas as componentes (mínimo 9,5 valores). Há possibilidade de recuperação em época de recurso/melhoria para todas as componentes. A classificação final é expressa na escala de 0 a 20 valores e é da responsabilidade do professor.