Disciplina: Atividade Física, Bem-Estar e Envelhecimento

Área Científica:

Desporto

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer os conceitos relacionados com a atividade física, o bem estar e o envelhecimento;
2 - Descrever as alterações nos principais sistemas fisiológicos decorrentes do envelhecimento;
3 - Descrever as relações entre a atividade física e o bem estar nas pessoas idosas;
4 - Conhecer as recomendações atuais da atividade física para pessoas idosas no que respeita à quantidade, intensidade e o tipo;
5 - Identificar os benefícios e os riscos da atividade física;
6 - Identificar os fatores contextuais que influenciam a adoção e manutenção de estilos de vida fisicamente ativos;
7 - Refletir sobre as estratégias mais adequadas para a promoção da atividade física e bem- estar considerando o contexto.

Conteúdos / Programa:

1 - Definição de conceitos relacionados com a atividade física, o bem-estar e o envelhecimento;
2 - Impacto do envelhecimento sobre os principais sistemas fisiológicos;
3 - Atividade física e bem-estar na pessoa idosa;
4 - Recomendações para a atividade física em pessoas idosas;
5 - Benefícios, eventos adversos e riscos da atividade física;
6 - Ambientes promotores da atividade física e do bem-estar em pessoas idosas;
7 - Estratégias de promoção da atividade física e bem-estar em contexto institucional e na comunidade.

Bibliografia / Fontes de Informação:

American College of Sports Medicine , 2020 , ACSM's guidelines for exercise testing and prescription. 11 ed. , Philadelphia: Lippincott Williams &Wilkins
Jones, C.J., & Rose, D.J. , 2019 , Physical activity instruction of older adults, 2.ª ed. , Champaign, IL: Human Kinetics, Inc
Spirduso, W.W.,Francis, K.L., & MacRae, P.G. , 2005 , Physical dimensions of aging, 2.ª ed. , Champaign, IL: Human Kinetics, Inc
Dishman, R., K., Heath, G., W., &Lee, I. M., , 2022 , Physical Activity Epidemiology, 3.ª ed. , Champaign, IL: Human Kinetics, Inc.
Taylor, A.W., & Johnson, M.J. , 2022 , Physiology of exercise and healthy aging, 2.ª ed. , Champaign, IL: Human Kinetics, Inc.
Gouveia, B.R., Gouveia, E.R., Ihle, A., Jardim, H.G., Martins, M.M., Freitas, D.L., Kliegel, M. , 2018 , The effect of the ProBalance Programme on health-related quality of life of community-dwelling older adults: a randomised controlled trial ,
Gouveia, É. R., Smailagic, A., Ihle, A., Marques, A., Gouveia, B.R., Cameirão, M., Sousa, H., Kliegel, M., & Siewiorek, D. , 2020 , The Efficacy of a Multicomponent Functional Fitness Program Based on Exergaming on Cognitive Functioning of Healthy Older Adults: A Randomized Controlled Trial ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Visa-se a aquisição e a aplicação os conhecimentos previstos nos objetivos e conteúdos programáticos. Metodologia de Avaliação: Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20) Avaliação segundo modelo B do Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Estudantes da UMa, nomeadamente em época normal. A aprovação da unidade curricular implica aprovação em todas as componentes (mínimo 9,5 valores). Há possibilidade de recuperação em época de recurso/melhoria para todas as componentes. A classificação final é expressa na escala de 0 a 20 valores e é da responsabilidade do professor.