Disciplina: Lazer, Recreação, Cultura e Turismo, e Envelhecimento bem-sucedido

Área Científica:

Turismo e Lazer

HORAS CONTACTO:

42 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

0 - A unidade curricular visa fornecer instrumentos conceptuais que permitam:
1 - Compreender a diferença entre os conceitos abordados, lazer, recreação, bem-estar e qualidade de vida.
2 - Compreender o propósito da promoção do bem-estar e envelhecimento saudável.
3 - Desenvolver competências essenciais que permitam o exercício de funções em organizações diversas ao nível do lazer, recreação, cultura e turismo.
4 - Compreender a produtividade turística, numa lógica de complementaridade com outros produtos, num contexto de desenvolvimento de estratégias de envelhecimento saudável.
5 - Organizar e gerir iniciativas em diferentes contextos territoriais e organizacionais, tendo em consideração o perfil da procura, da oferta similar e os recursos.
6 - Monitorizar e avaliar iniciativas alinhado com a estratégia organizacional.

Conteúdos / Programa:

1 - Envelhecimento
1.1 - Conceito
1.2 - Envelhecimento demográfico
1.3 - Teorias sobre o envelhecimento
2 - Conceito de Lazer
2.1 - Lazer das Pessoas idosas: físicos, artísticos, práticos, intelectuais, sociais
2.2 - Conceito de Recreação
2.3 - Novos formatos e novas tendências - meios digitais Envelhecimento bem-sucedido
3 - Envelhecimento Saudável
3.1 - Envelhecimento ativo
3.2 - Promoção do envelhecimento bem-sucedido
3.3 - Modelos teóricos Cultura e Turismo
4 - Cultura e Turismo
4.1 - Noções de Cultura e Turismo
4.2 - Envelhecer em diferentes contextos culturais
4.3 - A relação entre turismo e o processo de envelhecimento

Bibliografia / Fontes de Informação:

Aroso, J. , 2021 , Os Novos Idosos Envelhecimento ativo e direito , Almedina
Cabral, M. & Ferreira, P , s/d , Envelhecimento Ativo Em Portugal , Fundação Francisco Manuel dos Santos
Fernandes, A. et al. , 2020 , Visões Sobre o Envelhecimento , Lisbon Press
Ferro, J. , 2019 , O Envelhecimento Bem Sucedido e as Perspetivas Evolutivas , Edições Mahatma

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Visa-se a aquisição e a aplicação os conhecimentos previstos nos objetivos e conteúdos programáticos. Metodologia de Avaliação: Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20) Avaliação segundo modelo B do Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Estudantes da UMa, nomeadamente em época normal. A aprovação da unidade curricular implica aprovação em todas as componentes (mínimo 9,5 valores). Há possibilidade de recuperação em época de recurso/melhoria para todas as componentes. A classificação final é expressa na escala de 0 a 20 valores e é da responsabilidade do professor.