Disciplina: Qualidade de Vida e Bem-Estar

Área Científica:

Trabalho Social e Orientação

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer conceitos gerais e transversais relativos à qualidade de vida e ao bem-estar no decurso do processo de envelhecimento em diferentes ambientes;
2 - Compreender o impacto dos fatores condicionantes da qualidade de vida e do bem-estar na pessoa idosa e nas comunidades envelhecidas;
3 - Promover a adoção de comportamentos favoráveis ao envelhecimento bem sucedido;
4 - Compreender a importância da qualidade de vida e do bem-estar no desenvolvimento dos potenciais da pessoa idosa e das comunidades.

Conteúdos / Programa:

1 - Conceito de qualidade de vida, bem-estar e envelhecimento bem sucedido;
2 - Fatores condicionantes da qualidade de vida e do bem-estar ao longo do ciclo vital;
3 - Comportamentos favorecedores do envelhecimento bem sucedido e com qualidade de vida;
4 - Estratégias adaptativas pessoais e ambientais para a promoção da qualidade de vida no processo de envelhecimento;
5 - Barreiras à qualidade de vida no envelhecimento.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Fagulha, T., Duarte, M. E., & Miranda, M. J. , 2000 , A ?qualidade de vida?: Uma nova dimensão psicológica? , s/ed
Gordia, A. P., Quadros, T., Oliveira, M., & Campos, W. , 2011 , Qualidade de vida: Contexto histórico, definição, avaliação e fatores associados , s/ed
Loureiro, I., Miranda N. , 2010 , Promover a Saúde: dos fundamentos à Ação , Coimbra: Almedina
Pinto, T. C. , 2004 , Qualidade de Vida. Reflexões e debates em torno de um conceito , CET/ISCTE
Ribeiro, J.P. , 2012 , Felicidade, bem-estar, qualidade de vida e saúde , s/ed
Seidl, E.M.F & Zannon, C.M.LC , 2004 , Qualidade devida e saúde: aspetos conceituais e metodológicos , s/ed

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Visa-se a aquisição e a aplicação os conhecimentos previstos nos objetivos e conteúdos programáticos. Metodologia de Avaliação: Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20) Avaliação segundo modelo B do Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Estudantes da UMa, nomeadamente em época normal. A aprovação da unidade curricular implica aprovação em todas as componentes (mínimo 9,5 valores). Há possibilidade de recuperação em época de recurso/melhoria para todas as componentes. A classificação final é expressa na escala de 0 a 20 valores e é da responsabilidade do professor.