Disciplina: Perspetiva Multidimensional do Processo de Envelhecimento

Área Científica:

Trabalho Social e Orientação

HORAS CONTACTO:

84 Horas

NÚMERO DE ECTS:

8 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer a evolução do conceito de envelhecimento e velhice.
2 - Interpretar os modelos explicativos do envelhecimento.
3 - Analisar políticas sociais e de saúde para a proteção da pessoa idosa e promoção da qualidade de vida e do bem-estar.

Conteúdos / Programa:

1 - Processos de envelhecimento - Perspetiva multidimensional.
2 - Envelhecimento demográfico: indicadores e implicações sociais.
3 - Teorias e modelos explicativos do envelhecimento - Teorias biológicas, psicológicas e sociológicas.
4 - Políticas sociais de saúde e para o envelhecimento.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Antelo Martelo, M & Aguilar Lopez , 2000 , Gerontología social , SEGA DL
Berger, L. & Maillouse-Poirer, D. , 1995 , Pessoas idosas. Uma abordagem global , Lisboa: Lusodidacta
European Comission , 2020 , Ageing Europe: loking at the lives os older people in the EU , Ed. Louise Corselli-Nordblad, Helene Strandell.Eurostat.
Fonseca, A. , 2014 , Envelhecimento, saúde e doença. Novos desafios para a prestação de cuidados a idosos , Coisas de Ler
Johnson, M. L., Bengtson, V. L., Coleman, P. G., Kirkwood, T. B. L. , 2005 , The cambridge handbook of age and ageing , Cambridge University Press
Leme, L. E. , 1997 , O envelhecimento , Contexto
Laczko, F. & Victor, C. , 2000 , Social policy and elderly people : the role of community care , Ashgate
Mayan Santos, J. M. & García Castiñeira, A. , 2003 , Biogerontología , SEGA
Moreira, M. J. G. , 2020 , Como envelhecem os portugueses: envelhecimento, saúde, idadismo , Fundação Francisco Manuel dos Santos
World Health Organization , 2015 , World report on ageing andhealth , Geneva: WHO
World Health Organization , 2021 , Global report on ageism , Geneva: WHO
Simões, A. , 2006 , A nova velhice : um novo público a educar , Âmbar

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Visa-se a aquisição e a aplicação os conhecimentos previstos nos objetivos e conteúdos programáticos. Metodologia de Avaliação: Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20) Avaliação segundo modelo B do Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Estudantes da UMa, nomeadamente em época normal. A aprovação da unidade curricular implica aprovação em todas as componentes (mínimo 9,5 valores). Há possibilidade de recuperação em época de recurso/melhoria para todas as componentes. A classificação final é expressa na escala de 0 a 20 valores e é da responsabilidade do professor.