Disciplina: Gestão Agrícola e Marketing

Área Científica:

Gestão e Administração

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

- Obter de noções sobre a gestão de uma exploração ou empresa agrícola.

- Adquirir noções sobre marketing.

- Conhecer e identificar os tipos de mercado, as funções das marcas e as formas de interacção com o consumidor.

- Compreender as cadeias de distribuição dos produtos e obter conhecimentos sobre merchandising.

- Desenvolver conhecimentos sobre as estratégias de negociação na determinação de preços e condições gerais de venda do produto.

Conteúdos / Programa:

Obter de noções sobre a gestão de uma exploração ou empresa agrícola.

Escolher a analisar dados necessários na gestão de uma exploração ou empresa agrícola

Adquirir noções sobre marketing.

Conhecer e identificar os tipos de mercado, as funções das marcas e as formas de interacção com o consumidor.

Compreender as cadeias de distribuição dos produtos e obter conhecimentos sobre merchandising.

Desenvolver conhecimentos sobre as estratégias de negociação na determinação de preços e condições gerais de venda do produto

Elaborar e apresentar uma ideia de negócio

Bibliografia / Fontes de Informação:

Mello, L. Q., Coelho, J. C. and Neto, M.C (2004) Gestão da Empresa Agrícola no Século XXI - Manual I ? Marketing dos Produtos Agro-Pecuários, 1st edition, Associação dos Jovens Agricultores de Portugal.

Silva, L. M., Capitão, C.M., Veiga, I.A. and Noéme, C. (2009) Inovação e Tecnologia na Formação Agrícola ? Inovação e Criação de Novos Negócios, 1st edition, Associação dos Jovens Agricultores de Portugal.

Mello, L. Q. and Marreiros, C.G. (2009) Inovação e Tecnologia na Formação Agrícola ? Marketing de Produtos Agrícolas, 1st edition, Associação dos Jovens Agricultores de Portugal.

Neto, M.C., Pinheiro, A. C. A. and Coelho, J.C. (2004) Gestão da Empresa Agrícola no Século XXI - Manual III ? Tecnologias de Informação e Comunicação na Gestão da Empresa Agrícola, 1st edition, Associação dos Jovens Agricultores de Portugal.

Barroso, M. and Madureira, T. (2005) Valorização das explorações agrícolas ? Marketing nas Pequenas e Médias Explorações Agrícolas, 1st edition, SPI ? Sociedade Portuguesa de Inovação.

Neto, M. C., Pinto, P. A. and Coelho, J. P .P. (2005) Valorização das explorações agrícolas ? Tecnologias de informação e a Agricultura, 1st edition, SPI ? Sociedade Portuguesa de Inovação.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Teste Escrito (50% da nota final), a realizar no dia 11 de Janeiro de 2022.

Trabalho Prático (50% da nota final).

O Trabalho Prático será desenvolvido em grupos de 2-3 elementos. Deverá ser apresentado numa versão escrita e será sujeito a apresentação em sala de aula.

O Trabalho Prático será desenvolvido faseadamente sendo sujeito a avaliação nas aulas práticas.

Entrega da versão escrita - O envio da versão escrita, em formato *.pdf, deverá ser realizado até ao dia 10 de Dezembro de 2020, para jpalmadacardoso@gmail.com e trabalhos@uma.pt segundo as orientações patentes em http://gae.uma.pt/.  

Apresentação do Trabalho Prático - A apresentação do Trabalho Prático será realizada na aula do dia 14 de Dezembro de 2020.