Disciplina: Ambientes de Aprendizagem Emergentes
Área Científica:
Educação
HORAS CONTACTO:
27 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1. Conceção Epistemológica dos Ambientes de Aprendizagem Emergentes na Era Pós-Humanista:
- Compreender os fundamentos teóricos que sustentam os ambientes de aprendizagem emergentes.
- Analisar a integração da inteligência artificial (IA) em ambientes de aprendizagem emergentes.
- Investigar os conceitos de pós-humanismo, cidadão ciborgue e suas implicações filosóficas na educação.
2. Ambientes Emergentes, Tecnologias Ubíquas e Inovação Pedagógica:
- Avaliar a relação entre os ambientes de aprendizagem emergentes e a inovação pedagógica.
- Estabelecer a relação entre tecnologias generativas com IA e a inovação pedagógica.
- Explorar ambientes de aprendizagem que utilizam MOOCs, Cloud Computing, Impressão 3D, Learning Analytics, Gamification, realidade aumentada e realidade mista.
3. Critérios de Avaliação de Ambientes de Aprendizagem Emergentes:
- Identificar a adequação e relevância dos critérios de avaliação de ambientes de aprendizagem emergentes no contexto pós-humanista.
- Estabelecer critérios específicos para a avaliação de ambientes de aprendizagem emergentes.
- Formular critérios de avaliação para o uso das tecnologias generativas com IA em ambientes de aprendizagem emergentes.
4. Implicações Sociais e Éticas do Uso das Tecnologias Generativas na Educação em Ambientes de Aprendizagem Emergentes:
- Analisar as implicações sociais, éticas e culturais da integração de tecnologia e IA na educação.
- Avaliar os direitos, responsabilidades e autonomia dos cidadãos ciborgues na era pós-humana.
- Desenvolver estratégias para a formação ética dos professores visando uma sociedade inclusiva e equitativa no contexto pós-humano.
Conteúdos / Programa:
1. Conceção epistemológica dos ambientes de aprendizagem emergentes na era pós-humanista.
- Fundamentos teóricos dos ambientes de aprendizagem emergentes.
- A integração da inteligência artificial (IA) nos ambientes de aprendizagem emergentes.
- Os conceitos de pós-humanismo, de cidadão ciborgue e das suas implicações filosóficas na educação.
2. Ambientes emergentes, tecnologias ubíquas e inovação pedagógica.
- Os ambientes de aprendizagem emergentes e a sua relação com a inovação pedagógica.
- Relação entre tecnologias generativas com IA e a inovação pedagógica.
- Ambientes de aprendizagem com MOOC, Cloud Computing, Impressão 3D, Learning Analytics, Gamification, realidade aumentada e realidade mista.
3. Critérios de avaliação de ambientes de aprendizagem emergentes.
- Adequação e relevância de critérios de avaliação de ambientes de aprendizagem emergentes no contexto pós-humanista.
- Critérios de avaliação para ambientes de aprendizagem emergentes.
- Critérios de avaliação para o uso das tecnologias generativas com IA em ambientes de aprendizagem emergentes.
4. Implicações sociais e éticas do uso das tecnologias generativas na educação em ambientes de aprendizagem emergentes.
- Implicações sociais, éticas e culturais da integração de tecnologia e IA na educação.
- Direitos, responsabilidades e autonomia dos cidadãos ciborgues na era pós-humana.
- A formação ética dos professores para uma sociedade inclusiva e equitativa, no contexto pós-humano.
Bibliografia / Fontes de Informação:
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Métodos e Critérios de Avaliação:
Autoavaliação e heteroavaliação da participação nas aulas (50%) e na redação de trabalhos escritos na aula sobre o tema: ambientes de aprendizagem emergentes (50%).
Participação oral (10 valores):
Fluência e clareza na expressão oral (2,5 valores)
Domínio do conteúdo apresentado (2,5 valores)
Adequação do discurso (2,5 valores)
Atitude e linguagem corporal (2,5 valores)
Realização de trabalhos escritos (10 valores):
Estruturação lógica e coerente do texto (2 valores)
Fundamentação teórica com citação de fontes credíveis (3 valores)
Análise crítica e reflexiva sobre o tema (3 valores)
Clareza da linguagem e correção gramatical e ortográfica (2 valores)