Disciplina: Design Estúdio 3

Área Científica:

Design

HORAS CONTACTO:

96 Horas

NÚMERO DE ECTS:

12 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Esta UC foca-se na recuperação de estruturas urbanas pre­existentes ou em desuso. Corresponde a um nível avançado de projecto, onde se irá abordar a recuperação de espaços pré-existentes, que podem ser residenciais, comerciais, industriais ou em abandono. O propósito desta disciplina, centra-se na atribuição de valor através de estratégias de design que proponham novos cenários de uso, novas identidades, incrementem qualidade e novos significados culturais à cidade e aos cidadãos. Esta UC prevê um elevado nível de autonomia na tomada de decisões projetuais sejam elas de conteúdo, de forma ou técnica. Permite também a possibilidade de estabelecer as bases para o futuro projecto de dissertação.

Conteúdos / Programa:

1 - O objetivo desta unidade é abordar as especificidades projectuais de design e recuperação de espaços em desuso. Do ponto de vista do Design dos espaços, os alunos serão confrontados com um projeto de design em que terão que: estabelecer novos usos e funções para um espaço sem uso; analisar as possíveis alterações estruturais no pré-existente; definir o conceito do espaço, na sua identidade, carácter e relação com os utentes e na solução de design; desenvolver soluções novas, criativas e adequadas de iluminação, mobiliário ou equipamentos, cor e outros detalhes de design relevantes.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Gail Greet Hannah , 2002 , Elements of Design:the Structure of Visual Relationships , Princeton Architectural Press
Weiss/Manfredi , 2015 , Public Natures: Evolutionary Infrastructures , Princeton Architectural Press

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Método expositivo e dialógico na componente teórico-pratica para apoiar e integrar as atividades práticas. Learning-­by­-Doing a metodologia mais próxima da linguagem projectual, envolvendo os alunos com o meio através da análise oportunidades e pela sua capacidade de materialização das suas ideias na componente laboratorial. A avaliação é continua e baseada na concretização de projetos. Esta UC segue o Modelo D de acordo com o regulamento de avaliação do Estudante da Universidade da Madeira. Alunos Trabalhadores Estudantes estão sujeitos a uma frequência mínima obrigatória de pelo menos 50% das aulas e o exame de recurso vale 30% sobre a nota obtida no final do semestre. A disciplina está sujeita a avaliação por projetos que podem ter entre 2 a max. 4 momentos de avaliação quantitativa. A avaliação é contínua e baseada na concretização de projetos.