Disciplina: Treino Desportivo II - Dança

Área Científica:

Ciências do Desporto

HORAS CONTACTO:

160 Horas

NÚMERO DE ECTS:

15 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 Identificar e interpretar os fatores do processo ensino - aprendizagem que influenciam o planeamento e a prática da Natação no meio escolar

2 Evidenciar capacidade de observação e análise das ações em meio aquático

3 Dominar e aplicar os conhecimentos básicos da Natação e do treino desportivo de forma integrada

4 Adotar uma atitude científica e um método crítico reflexivo

5 Revelar capacidade de iniciativa e de inovação no Treino Desportivo

6 Assumir disponibilidade e motivação para o trabalho em equipa, privilegiando a partilha da informação e comportamentos de solidariedade e de entreajuda

7 Utilizar as tecnologias de informação e uma comunicação eficaz na aplicação dos conhecimentos do desporto e sobre a natação

8 Gerir o processo de treino desportivo de uma equipa de nadadores, avaliando, planeando e organizando sessões de treino e atividades desportivas para diferentes grupos

9 Capacitar os alunos para o planeamento, controlo e orientação de treino de uma equipa nos escalões de iniciação.

Conteúdos / Programa:

Bibliografia / Fontes de Informação:

Alves, F, (1990). Treino de Jovens em natação. s/ed.

Bompa, T. O. (1999). Periodization: Teory and methodology of training. Champaign : Human Kinetics.

Carvalho, M. C. (1994). Natação. Contributo para o Sucesso do Ensino-Aprendizagem. Gráfica 2000.

Carvalho, J. A. (2007). Natação. Agrupamento de escolas de freixo. s/ed.

Carvalho, M.C. (s/d). Introdução à Didáctica da Natação. Editorial Compendium.

Catteau, R.; Garoff, G. O. (1990). O ensino da natação. São Paulo. Manole.

Maglischo, E. (1986). Swimming Faster. Mayfield Publishing Company, Califórnia.

Maglischo, E. (1993). Swimming Even Faster. Palo Alto, Mayfield Publishing Company, Califórnia.

Matveyev, L. (1986). Fundamentos do Treino Desportivo. Lisboa: Horizonte.

Platonov, U. V. (1991). La adaptacion en el deporte. Barcelona. Ed Paidotribo.

Raposo, V. (2006). A carga no treino desportivo. Ed Caminho.

Sarmento, P.; Carvalho, C.; Florindo, I.; Raposo, V. (1982). Aprendizagem Motora e Natação. Edição Instituto Superior de Educação Física.

Santos, C. A. (1996). Natação ? Ensino e Aprendizagem. Rio de Janeiro: Sprint.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificacao: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação: Aulas teórico-Práticas com abordagem dos conteúdos programáticos e discussão dos mesmos; Aulas de prática laboratorial com observação e análise de vídeo; reuniões de orientação tutorial. Prática de estágio numa organização com protocolo com a UMa: organização e gestão do processo de treino e competição sob a orientação do tutor na organização. A avaliação é realizada através de um Teste teórico-20%; de um trabalho de desenvolvimento de um tema-15%; da avaliação contínua do trabalho desenvolvido ao longo do semestre no respeitante à organização dos treinos e competição, expressa num dossiê de treinador-40%; e um relatório crítico da atividade desenvolvida-25%.