Disciplina: Expressão Físico-Motora
Área Científica:
Expressão Físico-Motora
HORAS CONTACTO:
63 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 Contribuir para compreensão e fundamentar a importância da atividade Físico-Motora no desenvolvimento global da criança;
2 Definir os princípios e as fases do Desenvolvimento Motor; as leis do desenvolvimento motor e o desenvolvimento dos skills motores;
3 Abordar as noções de domínio do corpo, organização espácio-temporal do movimento, desenvolvimento percetivo-motor e integração sócio-motora;
4 Refletir a motricidade e as aprendizagens escolares;
5 Identificar os objetivos gerais e específicos da Expressão Físico-Motora para os alunos do Pré- escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico;
6 Explorar alguns aspetos da Motricidade Infantil. A atividade lúdica e o valor educativo do jogo no desenvolvimento da criança;
7 Conhecer os princípios de planeamento e implementação de uma atividade para o nível do Ensino Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, recorrendo a técnicas de intervenção pedagogicamente eficazes.
Conteúdos / Programa:
1 - INTRODUÇÃO
1.1 - MOTRICIDADE HUMANA - EXPRESSÃO FÍSICO-MOTORA
2 - ANTROPOGÉNESE DO COMPORTAMENTO MOTOR
2.1 - EMERGÊNCIA DO COMPORTAMENTO MOTORBASES ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS DA MOTRICIDADE
3- BASES ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS DA MOTRICIDADE
3.1 - ABORDAGEM ONTOGENÉTICA
3.2 - CRONOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR
3.3 - PRINCÍPIOS DO DESENVOLVIMENTO NEURAL E REPERCUSSÕES MOTORAS
3.4 - ORGANIZAÇÃO CEREBRAL
3.5 - ORGANIZAÇÃO NEUROBIOLOGICA E MOTRICIDADE
3.6 - PERIODO CRÍTICO E PLASTICIDADE
4 - ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA MOTOR: TÓNUS, POSTURA E MOVIMENTO
4.1 - A FUNÇÃO TÓNICA NA ORGANIZAÇÃO POSTURAL E NA PLANIFICAÇÃO E EXECUÇÃO DE MOVIMENTOS IDEACIONAIS
4.2 -ACTIVIDADE POSTURAL
5 - A FUNÇÃO TÓNICA NA ORGANIZAÇÃO POSTURAL E NA PLANIFICAÇÃO E EXECUÇÃO DE MOVIMENTOS IDEACIONAIS
5.1 - VISÃO SISTÉMICA DA ACTIVIDADE MOTORA
5.2 - CONTROLO DA MOTRICIDADE
6 - APRENDIZAGEM MOTORA
6.1 - MODELOS E MECANISMOS
6.2 - AQUISIÇÃO DOS SKILLS MOTORES.
7 - A IMPORTÂNCIA DA EXPRESSÃO FÍSICO-MOTORA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
7.1 - EXPRESSÃO FÍSICO-MOTORA E A EDUCAÇÃO PARA OS VALORES
7.2 -EXPRESSÃO FÍSICO-MOTORA - COMPETÊNCIAS BÁSICAS
7.3 - A IMPORTÂNCIA DA ACTIVIDADE LÚDICA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
7.4 - BLOCOS DE MATÉRIAS
7.5 - ANALISE E APLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS ANTERORMENTE ABORDADOS
7.6 - OPERACIONALIZAÇÃO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE EXPRESSÃO FÍSICO MOTORA FACE AO CONTEXTO MATERIAL E HUMANO
7.7 - RELATÓRIO
7.8 - PRÁTICA
7.9 - TESTE
7.10 - APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE GRUPO
Bibliografia / Fontes de Informação:
Connolly, K.; Prechtl, H. (1981), Maturation and Development, Biological and Psychological Perspectives. Spastic Internacional Medical Publications, London.
Eccles, J. C., (1989), A Evolução do Cérebro, Epigénese e Desenvolvimento, Instituto Piaget, Lisboa.
Fonseca, V. (1989). Desenvolvimento Humano. Da filogénese à ontogénese da motricidade,Editorial Notícias, Colecção Pedagogia, n.º 12. Lisboa
Fonseca, V. (2007). Manual de Observação Motora. Significação Psiconeurológica dos Factores Psicomotores, Ancora Editora.
Gallahue, D., Ozmum, J. (2001). Compreendendo o Desenvolvimento Motor- bebés, crianças, adolescentes e adultos. S. Paulo. Phorte.
Habib, M. (2000), Bases Neurológicas dos Comportamentos, Climepsi Editores, Lisboa.
Juan, F. Y., Montes, M. (2001). Desarrollo de la motricidad a traves del juego: materiales convencionales y no convencionales como recursos metodologicos. Madrid, Gymnos.
Le Boulch, J. (1983), Educação pelo Movimento, Porto, Artes Médicas.
Le Boulch, J. (1984), Le Development Psychomoteur de la Naissance a 6 ans, Consequences Educatives. La Psychocinetique a l'Age Prescolaire, Éditons ESF.
Martins, R (2011a). Questões sobre a Identidade da Psicomotricidade - As Práticas entre o Instrumental e o Relacional. FMH Edições, Universidade Técnica de Lisboa.
Neto, C. (1995) Motricidade e Jogo na Infância, Editora Sprint, Rio de Janeiro
Paillard, J. (1976), Tonus Posture et Mouvements, in Kayser, Physiologie, vol II 3ª Ed. Flammarion Mèdicine-sciences, Paris.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificacao: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação: Através de um conjunto de vivências teórico-práticas, são transmitidos, refletidos e consolidados, os conteúdos da unidade curricular. Estes são abordados de forma dinâmica, utilizando-se diapositivos e vídeos, procurando promover nos alunos a participação ativa e uma atitude reflexiva e crítica sobre os conteúdos abordados. A vivência das diferentes situações práticas, assim como o planeamento, organização e implementação de atividades propostas pelos alunos, possibilitam a compreensão da importância dos conteúdos curriculares. No sentido de envolver os alunos num processo de formação continuamente estruturado e de promover a criação de hábitos de estudo, são solicitados relatórios, pesquisas, trabalhos e reflexões individuais ou em grupo, com posterior apresentação oral e discussão dos temas abordados. Estas vertentes não são recuperáveis. São realizadas ainda duas frequências, envolvendo diferentes conteúdos de matérias, que poderão se recuperadas em avaliação complementar.