Disciplina: Gestão e Liderança Educacional
Área Científica:
Educação
HORAS CONTACTO:
43 Horas
NÚMERO DE ECTS:
3 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Problematizar a escola como uma organização complexa
2 - Analisar a escola sob diferentes perspetivas e metáforas
3 - Compreender os conceitos recentes de liderança
4 - Contextualizar a liderança nas organizações escolares
5 - Compreender os efeitos da liderança eficaz na qualidade da escola
6 - Analisar os efeitos da liderança no clima de escola
Conteúdos / Programa:
1 - A escola como uma organização complexa
2 - A escola vista sob diferentes metáforas
3 - As teorias organizacionais e a escola
4 - A liderança nas organizações escolares
5 - A liderança e o clima escolares
6 - O professor como gestor/líder
7 - A Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE)
Bibliografia / Fontes de Informação:
J. Barroso, Pol ticas educativas e organiza o escolar, Universidade Aberta (2005).
A. Bolivar, Como melhorar as escolas: Estrat gias e din micas de melhoria das pr ticas educativas, ASA (2003).
J. Costa, Gest o Escolar: Participa o, Autonomia, Projecto Educativo da Escola, Texto Editora (2001).
N. Fraga, As lideran as e os processos participativos: uma reflex o em torno da cidadania democrática, Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educaci n (2014), pp.151-171.
K. Leithwood, Making schools smarter: Leading with evidence (3rd ed.), Thousand Oaks (2006).
L. Lima, Administra o escolar: Estudos, Porto Editora (2011).
T. Sergiovani, Novos caminhos para a lideran a escolar, ASA (2004).
N. Vicente, Guia do Gestor Escolar, ASA (2004).
Métodos e Critérios de Avaliação:
Adotar-se-á uma metodologia mista. Recorreremos à projeção de diapositivos, leitura de artigos científicos e outros textos, e sua análise em pares, grupo e plenário. Será incentivada a partilha e análise de conhecimentos da literatura científica e das experiências vividas. A avaliação de conhecimentos será contínua. Estão sujeitos a esta avaliação os estudantes com mais de 75% de assiduidade às aulas. A avaliação compreenderá três partes: 1. Realização de uma frequência enquanto forma de avaliação crítica e reflexiva sobre os conteúdos desenvolvidos na prática pedagógica, contemplando a possibilidade de serem abordadas temáticas apresentadas pelos grupos de trabalho. (50% da classificação final). (Nota mínima - 10 valores) 2. Realização e Apresentação de um trabalho de grupo (40% da classificação final). (Nota mínima - 10 valores) 3. Serão atribuídos 10% da classificação final à análise e comentário de textos (entre 3 a 5) entregues pelo docente e trabalhados em grupo pelos estudantes.