Disciplina: Educação Comparada
Área Científica:
Educação
HORAS CONTACTO:
63 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
- Reconhecer a importância do estudo comparado dos fenómenos educativos.
- Conhecer os principais modelos de análise e métodos de investigação em Educação Comparada.
- Articular a elaboração e implementação das políticas de educação em Portugal com os processos de reestruturação da educação a nível internacional nomeadamente no espaço europeu.
Espera-se que o aluno do decorrer das atividades quer teóricas quer práticas desenvolva as seguintes competências de natureza genérica: instrumentais (capacidades cognitivas, metodológicas, digitais e linguísticas); interpessoais (capacidades pessoais e sociais de interação e cooperação) e sistémicas (capacidades que relacionem os diversos sistemas de conhecimentos, atitudes e valores na resolução de problemas de natureza prática).
Conteúdos / Programa:
1. Definição, Fins e Desenvolvimentos da Educação Comparada.
2. Visões e conceitos históricos da Educação Comparada.
3. O Método da Educação Comparada.
4. Globalização e Educação.
5. A Dimensão Europeia da Educação.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Arroteia, J. (1993). Estudos em Educação Comparada: contributo para a elaboração de uma tipologia dos sistemas educativos. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Bonitatibus, S. (1989). Educação Comparada: conceito, evolução, métodos. São Paulo: EPU-Editora Pedagógica e Universitária, Ltda.
Cowen, R.; Kazamias, A. & Ulterhalter, E. (Org.). (2012). Educação Comparada. Panorama Internacional e Perspetivas (Vol. 1 e 2). Brasília: UNESCO.
Dale, R. (2004). Globalização e educação: demonstrando a existência de uma ?cultura educacional comum? ou localizando uma ?agenda globalmente estruturada para a educação?? In Revista Educação e Sociedade. Campinas, vol. 25, n. 87, p. 423-460, maio/agosto.
Dale, R. & Robertson, S. (2009). Globalisation & Europeanisation in Education. Oxford: Symposium Books.
Ferreira, A. G. (n.d.). Elementos fundamentais para a compreensão do estudo da Educação Comparada. Coimbra: Núcleo de Análise e Intervenção Educacional da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Filho, Lourenço. (2004).Educação Comparada. (3.ª ed.). Brasília: MEC/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Groux, D. (2002). Dictionnaire d? Éducation Comparée. (dir).Paris: L?Harmattan.
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Mialaret, G. & Debesse, M. (1977). (Org.).Tratado das Ciências Pedagógicas 3. Pedagogia Comparada. São Paulo: Companhia Editora Nacional.
Nóvoa, A. (1998). Histoire & Comparaison (Essais sur l?Éducation). Lisboa: Educa.
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Schriewer, J. & Pedró, F. (1993). (Org.). Manual de Educación Comparada. Vol. 2. Teorias, investigaciones, perspectivas. Barcelona:PPU.
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Métodos e Critérios de Avaliação:
A avaliação dos alunos é processual e contínua e pressupõe uma frequência mínima obrigatória de 80% das aulas lecionadas, o que equivale a 48 horas do total de 60 horas da carga horária da UC. O modelo de avaliação adotado é o Modelo de Avaliação A e inclui os seguintes elementos de avaliação:
Elementos de avaliação
- Prova escrita individual (frequência): enquanto forma de avaliação crítica e reflexiva sobre os conteúdos desenvolvidos na aula pelo docente, contemplando a possibilidade de serem abordadas temáticas apresentadas pelos grupos de trabalho (50% da nota final). A nota mínima para aprovação nesta UC é de 9,5 valores neste elemento de avaliação.
- Trabalho de pares: elaboração de um e-portefólio, com a inclusão dos materiais recolhidos e reflexão crítica correspondente, que sustentem a descrição cuidada de um sistema educativo de um dos Estados Membros da União Europeia[1], em comparação com o sistema educativo português, com enfoque numa determinada temática (50% da nota final).A nota mínima para aprovação nesta UC é de 9,5 valores neste elemento de avaliação.
- Assiduidade e observação direta da participação/intervenção dos alunos sobre todas as atividades desenroladas na aula(10% da nota final).Àassiduidade a todas as sessões e respetiva participação será atribuído 2 valores (1 pela participação assertiva nas aulas e 1 pela assiduidade).
Critérios
1 falta - 0,8;
2 faltas - 0,6;
3 faltas - 0,4;
4 faltas - 0,2;
+ de 4 faltas - 0
(Por falta, entende-se a ausência a 1 bloco de 2 horas).
[1]A União Europeia é formada por 28 países:Alemanha (1958); Áustria (1995); Bélgica (1958); Bulgária (2007); Chipre (2004); Croácia (2013); Dinamarca (1973); Eslováquia (2004); Eslovénia (2004); Espanha (1986); Estónia (2004); Finlândia (1995); França (1958); Grécia (1981); Hungria (2004); Irlanda (1973); Itália (1958); Letónia (2004); Lituânia (2004); Luxemburgo (1958); Malta (2004); Países Baixos (1958); Polónia (2004); Portugal (1986); Reino Unido (1973); República Checa (2004); Roménia (2007) e Suécia (1995)