Disciplina: Correntes Contemporâneas da Pedagogia
Área Científica:
Educação
HORAS CONTACTO:
63 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
- Conhecer as principais propostas pedagógicas da Escola Nova;
- Compreender as relações e tensões entre a Escola Fabril e a Escola Nova;
- Conhecer e compreender as principais propostas pedagógicas do século XX, pós Escola Nova;
- Contextualizar os principais pedagogos da Escola Nova na contemporaneidade;
- Contextualizar os principais pedagogos pós Escola Nova na contemporaneidade;
- Conhecer e compreender o desenvolvimento dos principais paradigmas e correntes pedagógicas contemporâneas;
- Analisar, mais especificamente, o desenvolvimento dessas correntes no contexto português;
- Praticar a competência de trabalho em equipa ao longo do desenvolvimento dos conteúdos programáticos;
- Analisar o legado das correntes contemporâneas da pedagogia tendo em vista a sua aplicação na prática.
Conteúdos / Programa:
As abordagens propostas para debate e estudo nesta Unidade Curricular visam dotar os alunos de instrumentos conceptuais que os habilitem a compreender a crítica do Movimento da Escola Nova à pedagogia da Escola Fabril e a analisar as propostas dos principais pedagogos do século XX, pertencentes ou posteriores àquele Movimento. Pretende-se, deste modo, contextualizar a crítica à escola fabril, levada a cabo ao longo de décadas por aquele Movimento, bem como, o estudo detalhado, do legado de cada um, de um grupo selecionado de pedagogos, que se consideram representativos das correntes contemporâneas da pedagogia.
Prevê-se a aquisição das capacidades e competências enunciadas nos descritores de Dublin, ou seja:
a) Conhecimento e capacidade de compreensão;
b) Aplicação de conhecimentos e compreensão;
c) Realização de julgamento/tomada de decisões;
d) Comunicação;
e) Competências de autoaprendizagem.
Bibliografia / Fontes de Informação:
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Métodos e Critérios de Avaliação:
A avaliação dos alunos é processual e contínua e pressupõe uma frequência mínima obrigatória de 75% das aulas lecionadas, o que equivale a 36 horas do total de 48 horas da carga horária da UC. (O estudante que falte mais do que 12 horas - 25% perde a UC por faltas). O modelo de avaliação adotado é o Modelo de Avaliação A e inclui os seguintes elementos de avaliação:
- Assiduidade e participação nas aulas/intervenções críticas fundamentadas com um peso de 10%. (Este item assume o valor máximo de 2 pontos em 20, sendo este o valor máximo atribuído a quem obtiver 0 faltas e revelar uma participação ativa em todas as sessões);
- Trabalho a par, sobre um autor ou corrente pedagógica com um peso de 45% a apresentar à turma numa lógica de partilha de informação. A apresentação assumirá um formato livre. A componente escrita do trabalho terá um formato convencional escrito em word e será entregue até 10 de janeiro de 2022 em versão papel e em formato digital (word). A versão em digital deverá ser enviada para o Gabinete de Apoio ao Estudante a fim de ser submetido ao detetor de plágio.
- Frequência com um peso de 45% na avaliação final. A obtenção de nota inferior a 9,5 valores na frequência, obriga à realização de exame de recurso. A frequência será no dia 17 de janeiro de 2022.
- Os estudantes que ultrapassem o limite de faltas previsto, só poderão recuperar a UC em época de Recurso, valendo a nota do Exame de Recurso 100%.
- A classificação da frequência pode ser recuperada, por exame (escrito-recurso) mantendo-se a ponderação utilizada durante o período letivo.
- A classificação do trabalho escrito a pares, não é recuperável em exame.