Disciplina: Artes Performativas

Área Científica:

Arte

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - A Unidade Curricular pretende proporcionar conhecimentos e experimentação, numa aplicação prática em performance, onde convergirão os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos. Pretende-se incutir o recurso a um 'Caderno de Notas' pessoal, a fim de que o registo progressivo de ideias, se reflita na elaboração do trabalho final, desenvolvendo o sentido de observação e pesquisa, num contínuo cruzamento entre o conhecimento proporcionado e o conhecimento adquirido. Apelar-se-á à utilização das soluções e meios técnicos existentes e disponíveis, na concretização dos projetos, onde o 'ontem' e o 'hoje' se complementarão. No final, o aluno deverá despertar, de forma autónoma, para uma intervenção crítica na realidade social que o rodeia.

Conteúdos / Programa:

1 - Enquadramento histórico: principais movimentos artísticos na Europa e em Portugal ? do século XVI ao século XX;
2 - A realidade artística portuguesa do século XX: performance artística;
3 - A Região Autónoma da Madeira, no panorama artístico português;
4 - Performance Ontem e Hoje: dentro e fora de portas ? o que significa ?ir para a rua?;
5 - Públicos: respeitar, criar e educar.

Bibliografia / Fontes de Informação:

M. Augé , 1992 , Não-lugares. Introdução a uma antropologia da sobremodernidade , Letra Livre
C Galhós , 2010 , Pina Bausch. Sentir mais , D. Quixote
José Gil , 2010 , A Arte como Linguagem , Relógio d'Água
RoseLee Goldberg , 2012 , A Arte da Performance , Orfeu negro
Manuel Morais (Coord.) , 2008 , A Madeira e a Música: Estudos (c.1508 ? c.1974) , Funchal 500 anos
Paulo Pereira , 2011 , Arte Portuguesa , Temas e Debates
Idalina Sardinha , 2007 , A Fruição da Arte , Celta
José Sasporte , 2012 , A Quinta Musa. Imagens da história da dança , Bizâncio
Susan Sontag , 2004 , Contra a Interpretação e outros ensaios , Gótica
Antonino Solmer (coord.) , 2003 , Manual de Teatro , Temas e Debates

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
No âmbito das Artes Performativas, serão combinados os métodos teóricos da aquisição de conceitos estruturais e a prática em laboratório, pretendendo-se que o aluno desenvolva a confiança necessária à apresentação pública dos trabalhos que criou para o efeito. Na aplicação dos conhecimentos adquiridos, procurar-se-á fomentar o seu espírito crítico e de autoavaliação. AVALIAÇÃO Assiduidade e prática experimental (avaliação contínua); monitorização periódica das fases de trabalho: pré-avaliações de natureza qualitativa; 'Caderno de Notas': 30 %; Avaliação Escrita: 20%; Proposta final: 50 %.