Disciplina: Design Aplicado à Culinária

Área Científica:

Hotelaria e Restauração

HORAS CONTACTO:

45 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

  1. Contacto com reflexões e processos de tomada de decisão inerentes ao pensamento de design.
  2. Desenvolvimento de pensamento crítico em relação ao que se come e à forma como se come. 
  3. Tomar decisões que proporcionem melhores experiências de degustação.
  4. Desenvolver competência no domínio da representação bidimensional
  5. Desenvolver modos próprios de expressão e comunicação visual
  6. Dominar conceitos estruturais da comunicação visual e da linguagem do design
  7. Fazer entender os modos de projetar como parte integrante do processo criativo
  8. Dar a conhecer as fases metodológicas do projeto de design
  9. Desenvolver capacidades de trabalho em equipa

 

No final o aluno deverá ser capaz de demonstrar e perceber como a teoria e a prática do design pode ser utilizada para recolher, editar e criar novos conceitos aplicados à culinária. E utilizar uma metodologia criativa e crítica na análise do seu trabalho e na prática do design como ferramenta culinária.

Conteúdos / Programa:

1-O pensamento de design.

LUGAR DO DESIGN (o que é o design?; breve história do design (enquadramento histórico e contemporâneo); o papel do designer diferente do papel de artista; o campo expandido do design (áreas de atuação)).

2- Os hábitos e culturas alimentares

FOOD DESIGN NOVO TERRITÓRIO: Os sentidos e o seu impacto no design de alimentos; Food Design Process; Somos o que comemos: o impacto cultural do food design

3- Os rituais de refeição

Qual a forma da nossa comida? Quais as formas com que comemos e de que forma comemos? Pode a comida estar em forma ou sem forma? Em que forma nos põe a comida? Humor e metáforas na alimentação.

4- A forma e a função dos alimentos

COMO PENSAM OS DESIGNERS ? MORFOLOGIA DA FORMA E DA COR: Forma; dimensão e escala; espaço; composição formal; cor e componentes físicas.

COMO FAZEM OS DESIGNERS: A cultura do projeto; os mecanismos de projeto em design, as diferentes hipóteses metodológicas (experimentação, escolhas, conflitos e decisões). A forma segue a função: a função dos alimentos (preservação, produção, transporte, onde e como comemos, reciclagem; dependência, partilha, comida funcional)

Bibliografia / Fontes de Informação:

ALEXANDER, C. (1973) Ensayos sobre la sintesis de la forma, Infinito, Buenos Aires

ARNHEIM, R. (1980) Arte e Percepção Visual: uma psicologia da visão criadora

BALTZ, E. ; BOISSEAU, C. (2012) Love Foodbook, HC Editions, Paris

BISSON, D. (2012) Comestible Edible, Du Passage, Canada

BRÉTILLOT, M. (2010), Culinaire Design, Éditions Alternatives.

CATTERAL, C. (1999) Food: Design and Culture, Laurence King, London

CROSS, N. (2013) Design Thinking, Bloomsbury Academic

DENIS, R. (2002) Uma introdução à história do design, Editora Edgard Blucher, São Paulo

DUARTE, F. J., R. F., P. (2008) Fabrico Próprio - O Design da Pastelaria Semi-industrial, Edição de Autor

DONDIS, D. A., (1991) Sintaxe da Linguagem Visual, Martins Fontes Editora, São Paulo

ESAD Caldas da Rainha + ESAD Reims (2010) Paysages alimentaires, Editions La sauce

FEARNLEY-WHITTINGSTALL, J. (2010), The Ministry of Food, Hodder and Stoughton

FLUSSER, V. (2010) Uma filosofia do design, a forma das coisas, Relógio de Água, Lisboa

GUIXÉ, Marti. Knolke, I. (2011), Food Designing, Corraini Editore

HESKETT, J. (2005) Design, a very short introduction, Oxford University Press, London

HELLER, E. (2007) A Psicologia das Cores. Como actuam as cores sobre os sentimentos e a razão, Editorial Gustavo Gili, Barcelona

MUNARI, B. (1981) Artista e designer, Editorial Presença, Lisboa

MUNARI, B. (1981) Das coisas nascem coisas, Edições 70, Porto

MUNARI, B. (1968) Design e Comunicação Visual, Edições 70, Lisboa

MUNARI, B. (1981) Fantasia, invenção, criatividade e imaginação na comunicação visual, Editorial Presença, Lisboa

PASTOUREAU, M. (1997) Dicionário das Cores do nosso tempo. Simbólica e Sociedade. Editorial Estampa,Lisboa

KLANTEN, R. BOLHOFER, K. MOLLARD, A. (2011) Delicate: New Food Culture, Die Gestalten Verlag

LUPACCHINI, A., (2014) Food design - La trasversalità del pensiero progettuale nella cultura alimentare, List Lab Publishing

MAEDA, J. (2006)  The laws of simplicity, MIT Press.

NORMAN, D. (2004) Emotional Design: Why we love (or hate) everyday things, Basic Books, New York

RAYMOND, M.; SANDERSON, C.; KLANTEN, R.; EHMANN, S. (2008) Create: Eating, Design and Future Food, The Future Laboratory, Die Gestalten Verlag

SCHAAP, D. (2014) The Insect Cookbook: Food for a Sustainable Planet, Columbia University Press

SUMMERER, S.; HABLESREITTER, M. (2008) Food Design XL

TODOLI, V.  HAMILTON, R. (2009) Food for Thought. Thought for Food: A Reflection on the Creative Universe of Ferran Adria,  Actar; Slp edition

TRAITLER, Helmut; Coleman, Birgit; Hofmann, Karen (2014) Food Industry Design, Technology and Innovation,Wiley-Blackwell

VOGELZANG, M. (2009), Eat Love, BIS Publishers

WONG, W. (1988) Princípios del diseño en color, Editorial Gustavo Gili, S.A.,Barcelona

WONG, W. (1996) Fundamentos del Diseño, Editorial Gustavo Gili, S.A.,Barcelona

Métodos e Critérios de Avaliação:

Avaliação Contínua: com 75% de presenças obrigatórias nas aulas efetivas da UC e com presença obrigatória nas aulas em que se realizem momentos de avaliação e nas aulas previamente determinadas pelo docente:

  • Componente Teórica (20%) - teste escrito (nota mínima exigida 9,50 valores).
  • Componente Prática (50%) - trabalho de grupo (nota mínima exigida 9,50 valores).
  • Componente Teórico-prática (20%) - trabalho individual (nota mínima exigida 9,50 valores).
  • Componente Participação/Assiduidade (10%) - (nota mínima exigida 9,50 valores).

A avaliação da disciplina de Design Aplicado à Culinária é individual e contínua. Estão previstas avaliações intermédias e no final do semestre. As avaliações têm carácter individual, e incidem sobre as componentes teórico-práticas dos projetos propostos para a disciplina. No momento da avaliação, cada aluno deverá apresentar, o desenvolvimento e/ou conclusão dos projetos em curso. A avaliação contínua, incide sobre a assiduidade, cumprimento dos prazos de entrega, participação, colaboração, competências críticas e de comunicação, empenho, autonomia/iniciativa e evolução do aluno ao longo dos projetos propostos.