Disciplina: Cor e Perceção do Espaço

Área Científica:

Design

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Desenvolver uma capacidade de observar os fenômenos de cor em relação a outras variáveis visuais, e, consequentemente, o senso crítico de fazer.
2 - Fornecer métodos, ferramentas e recursos para explorar e abordar a multidisciplinaridade da cor através de uma forma sistemática e criativa para enfrentar a complexidade de projetar-lo.
3 - Fornecer alguns dos vários métodos e ferramentas para lidar com a cor de acordo com o contexto cultural e espacial, funções e significados, e com a interação com outras variáveis visuais e técnicas.
4 - Desenvolver um sentido de conscientização sobre a importância da cor em qualquer tipo e nível de design, que crescerá junto com uma sensibilidade visual e estética pessoal para a cor.

Conteúdos / Programa:

1 - A dimensão multidisciplinar e multi-cultural de cor. Aspectos da física, física-química, fisiologia e psico-percepção. Aspectos da história e cultura da cor, como simbolismos e significados.
2 - A gramática da cor. Conceitos básicos de cores como as cores primárias, secundárias e terciárias; os círculos de cor; a síntese aditiva e subtrativa; as escalas cromáticas e acromáticas; os atributos de cor (tonalidade, brilho, saturação); as interações de cores, contrastes e harmonias.
3 - Cor e Percepção. A percepção da cor de acordo com os níveis psico-fisiológicos, cognitivos, comportamentais, fenomenológicos; A cor em relação às regras da Gestalt para a percepção visual; As induções, interações e sinestesia de cores; As aparências cor; percepção de cores em relação ao tempo e espaço; A cor percebida e a cor intrínseca; psicologia da cor.
4 - Aspectos técnico-prático de cor. Chamar, sistematizar e comunicar a cor em Design; os sistemas, coleções e espaços de cores (por exemplo, NCS, Munsell, RAL, Pantone, CIE, etc.); paletas e tendências de cores.
5 - Cor e Design. A cor como variável de projeto; Cor e luz; Ergonomia da cor; Tecnologia de cor como materiais e tecnologias; Cor no design visual, industrial, interior e arquitectónico.

Bibliografia / Fontes de Informação:

R. Arnheim , 2004 , Art and Visual Perception: A Psychology of the Creative Eye , Univ of California Pr
J. de Sausmarez , 2008 , Basic Colour. A Practical Handbook , Herbert Press
J. Albers , 1975 , Interaction of Colour (Revised Edition) , Yale University Press
U. Bachmann , 2011 , Colour and Light. Materials for a Theory of Colour and Light , Verlag Niggli AG
G. Bertagna e A. Bottoli , 2009 , Perception Design. Contributi al progetto percettivo e concetti di scienza del colore , Maggioli Editore
C. Boeri , 2010 , Colore. Notes on colour culture and design , IDC Colour Centre
M. Brusatin , 1992 , History of Colors , Shambala
G. Gage , 1999 , Colour and meaning: art, science and symbolism , Thames & Hudson Ltd
A. Garau , 1999 , Le armonie del colore , Hoepli
J. Itten , 1982 , The Elements of Color: A Treatise on the Color System of Johannes Itten , Van Nostrand Reinhold
G. Kanizsa , 1980 , Grammatica del vedere , il Mulino
S. Kobayashi , 1999 , Colorist. A practical Handbook for personal and professional use , Kodansha International
F. Mahnke , 1996 , Color, Environment, & Human Response , John Wiley & Sons, Inc.
F. Mahnke , 1998 , Il colore nella progettazione (Color in Planning) , Utet
D. Riccò , 1999 , Sinestesie per il design , Etas
J. Tornquist , 1999 , Colore e luce. Teoria e pratica , Ikon editrice

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os conteúdos teóricos são alternados com exercícios práticos individuais para permitir a cada aluno de experimentar com a cor e tornar-se consciente da importância da percepção de cores em Design. Os exercícios práticos encontrados durante a primeira parte do curso tornam-se úteis ao um exercício de cor feito em equipe no final do curso. A metodologia de "aprender-fazendo" vai apoiar os alunos a passar da teoria à prática no projecto da cor. A avaliação é continua e baseada na concretização de projectos. A frequência mínima para garantir a aprovação na disciplina é de 75% do total de aulas previstas. Esta UC segue o Modelo B de acordo com o regulamento de avaliação do Estudante da UMa. Alunos Trabalhadores Estudantes estão sujeitos a uma frequência minima obrigatória de pelo menos 50% das aulas e o exame de recurso vale 30% sobre a nota obtida no final do semestre. A disciplina está sujeita a avaliação por projectos que podem ter entre 2 a max. 4 momentos de avaliação quantitativa.