Disciplina: Design Estúdio 1

Área Científica:

Design

HORAS CONTACTO:

96 Horas

NÚMERO DE ECTS:

12 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Esta UC pretende envolver os alunos na metodologia e prática do design dos espaços
2 - Pensar, refletir e projetar tridimensionalmente a escala dos lugares, das estruturas e das relações entre o Homem e os equipamentos,espaços, ambientes, lugares, iluminação, acústica e conforto.
3 - Exploração dos territórios do Design como elemento estruturante da qualidade dos espaços, tenham estes um carácter temporário ou doméstico.
4 - Sensibilização para os diversos suportes, materiais, linguagens estéticas e comunicacionais contemporâneas aplicadas ao desenvolvimento de equipamentos, estruturas temporárias ou efémeras.
5 - Sensibilizar para o estudo, análise e interpretação da cultura dos espaços. habilitando para a criação e definição de novos parâmetros para a construção de novas narrativas.

Conteúdos / Programa:

1 - Cultura dos espaços e lugares;
2 - Design de espaços temporários ou efémeros; Técnicas de desenho para a representação de conceitos e soluções técnicas.
3 - Ergonomia dos espaços;
4 - Representação tridimensional através de modelação digital e maquetes.
5 - Human Centered Design aplicado ao design de espaços;
6 - Design de Comunicação e apresentação dos projetos;

Bibliografia / Fontes de Informação:

Julius Panero, Martin Zelnik , 2002 , Dimensionamento Humano Para Espaços Interiores , GG
Alvin R. Tilley, Henry Dreyfuss Associates , 2002 , The Measure of Man and Woman: Human Factors in Design , enry Dreyfuss Associates
Clare Cooper Marcus (Editor), Carolyn Francis; , 1998 , People Places: Design Guidelines for Urban Open Space , John Willey&sons
Ian Higgins , 2015 , Planejar Espaços Para o Design de Interiores , GG

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Método expositivo e dialógico na componente teórico-­pratica para apoiar e integrar as atividades práticas. Learning­-by-Doing é a metodologia mais próxima à linguagem projetual. Recurso a métodos de aprendizagem Colaborativa para construir uma cultura de partilha de conhecimentos e de competências de apoio, que estimulam a autonomia na aprendizagem e no projeto. A avaliação da disciplina, reflete 3 parâmetros: 1) avaliação continua, valorizando o empenho, interesse na realização das tarefas. 2)Obrigatoriedade de assistir a pelo menos 75% das aulas TP e PL. 3) Avaliação por projectos individuais ou em grupo, com respectivo processo e desenvolvimento e apresentação. A UC segue o modelo C de avaliação da UMa. Aos T-Estudantes aplicam-se as mesmas regras dos restantes alunos. Exame de recurso recai sobre 1 componente da fase projectual que o aluno não conseguiu concluir com sucesso.