Disciplina: Investigação em Design

Área Científica:

Design

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

10 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Esta unidade curricular pretende ser um lugar de confronto, análise, estudo e interrogação sobre o que é Investigação em Design.
2 - O que é realmente investigar em design, relação com a investigação que se realiza na prática projetual do Design e a investigação teórica.
3 - Unidade curricular de estudo e definição do tema com que o estudante pretende se tornar mestre. A investigação ajuda a reduzir as dúvidas e aumenta as certezas. Ajuda a produzir alternativas informadas. De modo a conceber a melhor estratégia para abordar um problema complexo em design, temos de ir para além dos modelos existentes e ter uma visão mais alargada, trabalhando de modo interdisciplinar.
4 - O seu modelo de seminários pretende trazer convidados profissionais nas áreas de projeto, nacionais, regionais ou internacionais, para que cada um colabore para a construção de um saber mais amplo e potenciador de novas linguagens autorais, de inovação e de novas potencialidades na investigação em Design.

Conteúdos / Programa:

1 - Métodos de recolha de informação.
2 - Análise de casos de estudo.
3 - Estudos e métodos empíricos.
4 - Métodos qualitativos e quantitativos
5 - Prática profissional ou de projetação desenvolvidos ao nível de um mestrado em design, podem ser orientadores e geradores de conhecimento numa determinada área da disciplina.
6 - Metodologia Científica, estruturas de dissertação.
7 - Projeto como investigação aplicada.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Albarello, L. et al , Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais , Gradiva
BROWN, Tim. , Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias , Elsevier
Burdek, Bernard E. , História, Teoria e Prática do Design de Produtos , Blucher
Cross, Nigel , Design Thinking: Understanding How Designers Think and Work , Berg
Ecco, H , Como se faz uma tese em Ciências Sociais e Humanas , Editorial Presença
Friedman, Ken , Design Science and Design Education , University of Art and Design Helsinki UIAH
Yin, R. , Estudos de Caso. Planejamento e Métodos , Bookman

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Método expositivo e dialógico na parte Teórica. Seminários temáticos com convidados externos, de preferência profissionais do design com reconhecida pratica profissional que contribuam para o debate e consciencialização da investigação em design. Contribuam para a construção de massa crítica em torno do design dos espaços. Avaliação feita pela elaboração de textos científicos, definição do tema e âmbito da futura dissertação e apresentação do respectivo estado da arte, a combinar previamente com os estudantes, sabendo que nenhum elemento pode ter uma ponderação superior a 50%