Subject: Design Applied to Cooking
Scientific Area:
Hotels and Restaurants
Workload:
45 Hours
Number of ECTS:
4 ECTS
Language:
Portuguese
Overall objectives:
- Contacto com reflexões e processos de tomada de decisão inerentes ao pensamento de design.
- Desenvolvimento de pensamento crítico em relação ao que se come e à forma como se come.
- Tomar decisões que proporcionem melhores experiências de degustação.
- Desenvolver competência no domínio da representação bidimensional
- Desenvolver modos próprios de expressão e comunicação visual
- Dominar conceitos estruturais da comunicação visual e da linguagem do design
- Fazer entender os modos de projetar como parte integrante do processo criativo
- Dar a conhecer as fases metodológicas do projeto de design
- Desenvolver capacidades de trabalho em equipa
No final o aluno deverá ser capaz de demonstrar e perceber como a teoria e a prática do design pode ser utilizada para recolher, editar e criar novos conceitos aplicados à culinária. E utilizar uma metodologia criativa e crítica na análise do seu trabalho e na prática do design como ferramenta culinária.
Syllabus:
1-O pensamento de design.
LUGAR DO DESIGN (o que é o design?; breve história do design (enquadramento histórico e contemporâneo); o papel do designer diferente do papel de artista; o campo expandido do design (áreas de atuação)).
2- Os hábitos e culturas alimentares
FOOD DESIGN NOVO TERRITÓRIO: Os sentidos e o seu impacto no design de alimentos; Food Design Process; Somos o que comemos: o impacto cultural do food design
3- Os rituais de refeição
Qual a forma da nossa comida? Quais as formas com que comemos e de que forma comemos? Pode a comida estar em forma ou sem forma? Em que forma nos põe a comida? Humor e metáforas na alimentação.
4- A forma e a função dos alimentos
COMO PENSAM OS DESIGNERS ? MORFOLOGIA DA FORMA E DA COR: Forma; dimensão e escala; espaço; composição formal; cor e componentes físicas.
COMO FAZEM OS DESIGNERS: A cultura do projeto; os mecanismos de projeto em design, as diferentes hipóteses metodológicas (experimentação, escolhas, conflitos e decisões). A forma segue a função: a função dos alimentos (preservação, produção, transporte, onde e como comemos, reciclagem; dependência, partilha, comida funcional)
Literature/Sources:
ALEXANDER, C. (1973) Ensayos sobre la sintesis de la forma, Infinito, Buenos Aires
ARNHEIM, R. (1980) Arte e Percepção Visual: uma psicologia da visão criadora
BALTZ, E. ; BOISSEAU, C. (2012) Love Foodbook, HC Editions, Paris
BISSON, D. (2012) Comestible Edible, Du Passage, Canada
BRÉTILLOT, M. (2010), Culinaire Design, Éditions Alternatives.
CATTERAL, C. (1999) Food: Design and Culture, Laurence King, London
CROSS, N. (2013) Design Thinking, Bloomsbury Academic
DENIS, R. (2002) Uma introdução à história do design, Editora Edgard Blucher, São Paulo
DUARTE, F. J., R. F., P. (2008) Fabrico Próprio - O Design da Pastelaria Semi-industrial, Edição de Autor
DONDIS, D. A., (1991) Sintaxe da Linguagem Visual, Martins Fontes Editora, São Paulo
ESAD Caldas da Rainha + ESAD Reims (2010) Paysages alimentaires, Editions La sauce
FEARNLEY-WHITTINGSTALL, J. (2010), The Ministry of Food, Hodder and Stoughton
FLUSSER, V. (2010) Uma filosofia do design, a forma das coisas, Relógio de Água, Lisboa
GUIXÉ, Marti. Knolke, I. (2011), Food Designing, Corraini Editore
HESKETT, J. (2005) Design, a very short introduction, Oxford University Press, London
HELLER, E. (2007) A Psicologia das Cores. Como actuam as cores sobre os sentimentos e a razão, Editorial Gustavo Gili, Barcelona
MUNARI, B. (1981) Artista e designer, Editorial Presença, Lisboa
MUNARI, B. (1981) Das coisas nascem coisas, Edições 70, Porto
MUNARI, B. (1968) Design e Comunicação Visual, Edições 70, Lisboa
MUNARI, B. (1981) Fantasia, invenção, criatividade e imaginação na comunicação visual, Editorial Presença, Lisboa
PASTOUREAU, M. (1997) Dicionário das Cores do nosso tempo. Simbólica e Sociedade. Editorial Estampa,Lisboa
KLANTEN, R. BOLHOFER, K. MOLLARD, A. (2011) Delicate: New Food Culture, Die Gestalten Verlag
LUPACCHINI, A., (2014) Food design - La trasversalità del pensiero progettuale nella cultura alimentare, List Lab Publishing
MAEDA, J. (2006) The laws of simplicity, MIT Press.
NORMAN, D. (2004) Emotional Design: Why we love (or hate) everyday things, Basic Books, New York
RAYMOND, M.; SANDERSON, C.; KLANTEN, R.; EHMANN, S. (2008) Create: Eating, Design and Future Food, The Future Laboratory, Die Gestalten Verlag
SCHAAP, D. (2014) The Insect Cookbook: Food for a Sustainable Planet, Columbia University Press
SUMMERER, S.; HABLESREITTER, M. (2008) Food Design XL
TODOLI, V. HAMILTON, R. (2009) Food for Thought. Thought for Food: A Reflection on the Creative Universe of Ferran Adria, Actar; Slp edition
TRAITLER, Helmut; Coleman, Birgit; Hofmann, Karen (2014) Food Industry Design, Technology and Innovation,Wiley-Blackwell
VOGELZANG, M. (2009), Eat Love, BIS Publishers
WONG, W. (1988) Princípios del diseño en color, Editorial Gustavo Gili, S.A.,Barcelona
WONG, W. (1996) Fundamentos del Diseño, Editorial Gustavo Gili, S.A.,Barcelona
Assesssment methods and criteria:
Avaliação Contínua: com 75% de presenças obrigatórias nas aulas efetivas da UC e com presença obrigatória nas aulas em que se realizem momentos de avaliação e nas aulas previamente determinadas pelo docente:
- Componente Teórica (20%) - teste escrito (nota mínima exigida 9,50 valores).
- Componente Prática (50%) - trabalho de grupo (nota mínima exigida 9,50 valores).
- Componente Teórico-prática (20%) - trabalho individual (nota mínima exigida 9,50 valores).
- Componente Participação/Assiduidade (10%) - (nota mínima exigida 9,50 valores).
A avaliação da disciplina de Design Aplicado à Culinária é individual e contínua. Estão previstas avaliações intermédias e no final do semestre. As avaliações têm carácter individual, e incidem sobre as componentes teórico-práticas dos projetos propostos para a disciplina. No momento da avaliação, cada aluno deverá apresentar, o desenvolvimento e/ou conclusão dos projetos em curso. A avaliação contínua, incide sobre a assiduidade, cumprimento dos prazos de entrega, participação, colaboração, competências críticas e de comunicação, empenho, autonomia/iniciativa e evolução do aluno ao longo dos projetos propostos.