Subject: Artistic Education - Music
Scientific Area:
Education
Workload:
63 Hours
Number of ECTS:
7,5 ECTS
Language:
Portuguese
Overall objectives:
1 - Proporcionar vivência artística;
2 - Promover momentos de fruição musical;
3 - Promover a aquisição e desenvolvimento de competências musicais;
4 - Proporcionar o desenvolvimento do pensamento musical;
5 - Dar a conhecer elementos do Património Cultural Imaterial e a sua importância enquanto herança, na identidade sociocultural;
6 - Explorar o papel das instituições culturais;
7 - Percecionar os diversos papéis/funções da música.
Syllabus:
O desenvolvimento do programa implica o desenvolvimento dos seguintes assuntos:
Propriedades da música: Timbre; Altura; Duração; Intensidade
Modos rítmicos: Pulsação; Divisão; Compasso; Ritmo
Forma: Binária; Ternária; Rondó
Andamentos: Adágio; Moderatto; Presto; Alterações de andamento
A prática instrumental: Instrumentos PAI e PAD; Improvisação, criação e interpretação de melodias/sequências rítmicas e melódicas com a voz e instrumentos
Património cultural imaterial madeirense: Conceituação; Património; Popular; Tradicional; O cancioneiro madeirense: Canções da tradição musical popular madeirense; Canções de entretenimento para crianças; Canções de entretenimento para adultos; Cantigas de trabalho; Jogos para crianças/Adultos; Os instrumentos musicais da tradição popular madeirense; Cordofones; Aerofones; Membranofones; Idiofones; As instituições culturais; Os seus papéis na dinamização e herança cultural; Os agrupamentos: O papel dos grupos na transmissão da herança e dinamização cultural.
Músicos e música madeirense: Maximiano de Sousa; João Arnaldo Rufino da Silva; A música religiosa na Madeira; Os cânticos religiosos do Natal madeirense
A música na História: Revisitando alguns traços da música ocidental: Renascimento (1450-1600); Barroco (1600-1750); Clássico (1750-1810); Romântico (1810-1900): Moderno (1900 em diante).
A música e os seus papéis: O papel social da música; O papel da música no bem estar do indivíduo
Aspetos metodologicos:
As aulas serão essencialmente práticas, consolidadas com a respetiva fundamentação teórica, ou seja, parte-se da prática para a teoria, pretendendo-se proporcionar aos alunos experiências, no sentido do desenvolvimento da sua musicalidade e do seu pensamento artístico-musical. Haverá trabalhos individuais e de grupo com dinamização e apresentação/participação nas aulas. Serão realizadas algumas saídas de campo, visitando algumas instituições/assistindo a intervenções artísticas/analisando vídeos e gravações em contexto performativo, perspetivando o conhecimento, em contexto, de práticas musicais de referência. Pretende-se, ainda, convidar algumas personalidades da área musical para abordarem temáticas complementares ao Programa. Serão proporcionados vários momentos de reflexão crítica e criativa, dos conteúdos programáticos em desenvolvimento.
Literature/Sources:
- ALMASUD (1998). Antologia da música tradicional da Madeira. Edição: Almasud.
- BRAZÃO, L. (s/d). Brinquedos Tradicionais Cantados: lengalengas e trava-línguas. Editorial Livro. Lisboa.
- ESTEIREIRO, P. (2008) (org). 50 Histórias de Músicos na Madeira. Funchal. Edição: Associação de Amigos do Gabinete Coordenador de Educação Artística.
ESTEIREIRO, P. (2021). Identidade cultural no currículo: investigação, edições, debates e formação. In Gonçalves, C. & Cristóvão N. & Esteireiro, P. (2021) (org). Democratização da Educação Artística- Antologia de Estudos sobre o caso da Região Autónoma da Madeira. Edição: Governo Regional da Madeira.
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- Gonçalves. C., Cristóvão, N. & Esteireiro, P. (org) (2021). Democratização da Educação Artística. Antologia de estudos sobre o caso da Região Autónoma da Madeira. Governo Regional da Madeira. Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia.
- GCEA ? Madeira, Sta. Comba Dão: Edições Convite à Música.
- GONÇALVES, C. (2003). Música para crianças. Lisboa. Edições Convite à Música
- GONÇALVES, C. (2015). Todos juntos a cantar. Edição: AREArtística
-Gonçalves, C. & Cristóvão N. & Esteireiro, P. (2021) (org). Democratização da Educação Artística- Antologia de Estudos sobre o caso da Região Autónoma da Madeira. Edição: Governo Regional da Madeira.
- MARTENOT, M. (1970). Principes Fondamentoux d?Éducation Musicale et leur Application. Paris. Éditions Magnard.
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-SIMÕES, A. R. C. (2012). As emoções ao compasso da música:
um olhar sobre a influência da música na resposta emocional. Dissertação de mestrado integrado em psicologia - Secção de Psicologia Clínica e da Saúde
Núcleo De Psicologia Cognitivo Comportamental e Integrativa. UNIVERSIDADE DE LISBOA. FACULDADE DE PSICOLOGIA
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-Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação - bases psicopedagógicas (Vol.1). Lisboa: Instituto Piaget.
-SIMÕES, R. M. (1999). Canções para a educação musical. Editores: Valentim de Carvalho.
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-THOMAS, D. L. e THOMAS, H. (s/d). Vidas de grandes compositores. Lisboa: Livros do Brasil.
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-UNESCO, C. N. da (2001). Património Cultural Imaterial. Disponível em: http://unesco.pt/egibin/cultura/temas/cul_tema.php?t=9. Consultado a 27 de Março de 2010.
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-WILLEMS, E. (1968). Novas ideias filosóficas sobre a Música. Bienne. Edições Pró-Música -Tradução Portuguesa.
Assesssment methods and criteria:
A avaliação compreenderá vários momentos: contínua (presença, criatividade, participação e originalidade nos trabalhos, desempenho nas aulas, reflexão/partilha de informação de documentos facultados) 45%; Um trabalho prático grupo (20%); um trabalho individual sobre um dos pontos do programa, apresentado e discutido em contexto de aula ? 35% .
Pela sua natureza, esta disciplina não prevê exame de recurso ou época especial. No entanto, sempre que se justifique, poderá ser equacionado este(s) momento(s) de avaliação.